sábado, 27 de abril de 2024
26.6 C
Vitória

Sequelas Pós-Covid: saiba os riscos e cuidados necessários

Chegando aos três anos em que o Covid-19 surgiu, o que se debate atualmente são as diversas sequelas que existem em curados da doença. Um estudo feito na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) comandado pela Pneumologista e especialista em Medicina do Sono, Jéssica Polese mostrou outros sintomas além os de via respiratória, em exames realizados 30, 90 e 180 dias após a alta hospitalar.

“Além de alguma sequela no pulmão, outras comorbidades surgiram no organismo de quem teve a doença na forma mais grave, incluindo a depressão”, diz a pneumologista.

De acordo com o estudo, 28% dos pacientes apresentavam depressão, 36%, ansiedade e 44%, fadiga. Outros 44% do total relataram dormir mal. A Covid longa ou crônica como é conhecida no meio médico provoca diversos sintomas em pacientes que tiveram a doença na forma grave, que tinham comorbidades e também em quem não tinha algum problema de saúde, mas foi infectado.

“Entre as principais queixas, estão fadiga, tosse persistente, dificuldade para respirar, a perda do olfato ou paladar em alguns períodos, dores de cabeça frequentes, queda de cabelo, cansaço, perda de memória, etc”, afirma Jessica.

Foto: reprodução.

Um outro estudo conduzido por cientistas dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH) neste ano, descobriram que a própria resposta imune desencadeada pela contaminação com o Sars-CoV-2, vírus causador da doença, pode provocar danos e inflamações nos vasos sanguíneos do cérebro e estar por trás do problemas da perda de concentração e a “névoa mental”.

Para a pneumologista, são provas de que a Covid longa pode afetar o organismo em diversas formas e elevar o risco do paciente ter um Acidente Vascular Cerebral (AVC), doenças cardiovasculares, metabólicas, entre outras.

“Temos visto também hoje o aumento da depressão, por conta dos sintomas variarem da ordem psiconeurológica a sintomas físicos incapacitantes causando enorme sofrimento físico e mental”, explica Jessica.

Esses indivíduos possuem queixas de ansiedade, pânico, alterações no sono e sintomas depressivos e são ainda piores naqueles indivíduos que necessitaram de internação ou apresentaram quadros mais graves”, relata a médica.

De acordo com a médica, as alterações no sono já são um fator preocupante pois afeta diretamente o organismo, e aliado à possíveis sequelas da Covid pode ser um fator maior de risco à saúde.

É preciso orientação aos pacientes quanto a tratamentos voltados para cuidar de traumas devido ao isolamento, a perda de amigos e familiares e que influenciam ainda mais no bem-estar. “Este cenário causa uma piora crescente e originam sintomas. As alterações físicas incluem problemas cardiovasculares, pulmonares e musculares tão intensos e às vezes limitantes”, explica Jessica.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -