sexta-feira, 26 de abril de 2024
24.4 C
Vitória

Museu Capixaba do Negro vai passar por reforma orçada em mais de 600 mil reais

Inaugurado em maio de 1993 e grande responsável por atividades de difusão da cultura dos povos afrodescendentes no Espírito Santo, o Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” (Mucane) vai passar pela sua segunda reforma em menos de um ano e com orçamento de mais de 600 mil reais.

Na tarde desta quarta-feira (6), o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), ao lado do secretário municipal de Cultura, Luciano Gagno, e demais autoridades, participaram do lançamento do edital de reforma do museu, que aconteceu no Centro Histórico da capital.

Orçada em R$ 614.772,21, a obra tem previsão de conclusão em até 120 dias. Serão feitos reparos para manter a funcionalidade do local e prevenir degradações progressivas do imóvel, que data de 1912.

“No Brasil temos pouquíssimos equipamentos exclusivamente voltados para a valorização e o respeito à cultura afro. Somos privilegiados pela existência do Mucane e continuaremos trabalhando pela manutenção deste importante espaço e tudo o que ele representa nas nossas histórias”, afirmou Luciano Gagno.

Museu Capixaba do Negro
Felipe Mansur/PMV

Às vésperas de completar 29 anos, no próximo dia 13 de maio, o Museu Capixaba do Negro é um edifício histórico e, por isso, o projeto ainda vai passar pela equipe da coordenadoria de revitalização urbana da Secretaria da Cidade e Habitação (Sedec), afim de manter as referências originais preservadas.

Desde 2008, o local está sob gestão da Prefeitura de Vitória. Ao longo da história, o Mucane se consolidou como importante referencial para assegurar a memória de conquistas e espaço para discussão e fomento às políticas públicas dirigidas especialmente à cultura negra.

Equipado com cantina, biblioteca, área de eventos, auditório e espaço para exposições, a instituição realiza cursos e oficinas de formação cultural, debates, mostras e apresentações voltadas à história e à identidade negras.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -