XII Feira e Fórum de Energia – Fenergia: “O Espírito Santo na Transição Energética” acontece nesta quarta-feira (24)

 XII Feira e Fórum de Energia – Fenergia: “O Espírito Santo na Transição Energética” acontece nesta quarta-feira (24)

Foto: divulgação/GOVES

Nesta quarta-feira (24) e na quinta-feira (25) acontece o evento Fenergia 2021 no Centro de Convenções em Vitória. O objetivo é trazer soluções e inovações sobre a política energética do Espírito Santo. A iniciativa reúne autoridades e interessados, para participar basta acessar o link de inscrição.

A Feira e Fórum promoverá debates e inovações em ideias e iniciativas que possam desenvolver energias sustentáveis para o Estado e também em nível nacional, acelerando o processo de transição energética.

O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), que apoia o evento, atua com linhas específicas para energias renováveis e apresentará as condições de financiamento em uma apresentação durante o encontro, nesta quarta (24) a partir das 11H.

De acordo com o diretor de Negócios do banco capixaba, Marcos Kneip Navarro, o Bandes tem participado de debates, como o do Fenergia para promover recursos que colaborem para o uso de energias renováveis.

A utilização de energias renováveis é um ponto de destaque para a diversificação da matriz energética do Espírito Santo, além de colaborar para a diminuição dos impactos socioambientais. Essas medidas ainda contribuem para que o desenvolvimento e a sustentabilidade caminhem juntos”, pontua.

Crédito para economia verde

Mesmo com grande potencial, a utilização de fontes de energia renováveis em terras capixabas ainda é pouco explorada. Como estratégia para mudar esse cenário, o Governo do Espírito Santo oferece alternativas para empresas como, por exemplo, a linha para eficiência energética, disponibilizada pelo banco.

O financiamento incentiva o desenvolvimento de melhores práticas de controle ambiental e do uso de materiais recicláveis. A linha apoia a adoção de sistemas de produção e de consumo que preservem os recursos naturais, utilizem fontes de energia renováveis, como as placas fotovoltaicas, e que mantenham a vegetação nativa, além de outros procedimentos que contribuam para a correta utilização de ativos ambientais”, complementa o diretor.

O que pode ser financiado?

Investimentos em energia renovável e eficiência energética; apoio a empresas que utilizem subprodutos ou produtos reciclados como principal matéria-prima em seus processos produtivos; condicionantes ambientais aplicadas pelos órgãos competentes, empresas participantes da cadeia de materiais reaproveitáveis; investimentos no controle ambiental; apoio a projetos com capital de giro associado (financiando investimento fixo e capital de giro).

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *