quarta-feira, 19 de janeiro de 2022
29.9 C
Vitória

    Vitória amplia atendimento em UBS para desafogar PAs com pacientes de gripe e Covid-19

    Relacionados

    - Publicidade -

    A Prefeitura de Vitória anunciou nesta terça-feira (4) a ampliação dos atendimentos em suas Unidades Básicas de Saúde (UBS) devido à grande procura de pessoas com sintomas da gripe H3N2 e da COVID-19. Ao todo, 166 médicos, enfermeiros e demais profissionais da saúde vão atender nas unidades de Maruípe, Jardim Camburi, Santo Antônio, Maria Ortiz, Praia do Suá e de Conquista e Nova Palestina, como retaguarda para os Pronto Atendimentos (PAs) da capital.

    O horário de atendimento será de 7h da manhã até as 19h, todos os dias da semana, e é destinado aos pacientes com sintomas respiratórios de baixa gravidade. Na UBS de Jardim Camburi, os atendimentos vão até as 21h. Em caso de maior demanda em determinadas unidades, os profissionais poderão ser remanejados.

    - Publicidade -

    A Prefeitura pede ao cidadão que mantenha seu cadastro atualizado na UBS do seu bairro. Outra orientação é de que o munícipe procure primeiramente uma das seis unidades satélites. Caso vá a algum PA, ele será encaminhado para a unidade satélite instalada no território mais próximo de sua residência.

    A adoção dessa estratégia leva em consideração os boletins epidemiológicos da Secretaria Municipal de Saúde (Sems). Somente da meia-noite às 18h desta terça, os PAs da Praia do Suá e de São Pedro realizaram 372 atendimentos (189 e 183 respectivamente), enquanto nas UBS da capital 175 pessoas deram entrada com sintomas respiratórios.

    - Publicidade -

    No final de 2021, a entrada de pacientes com sintomas respiratórios superou em muito os registros apresentados em abril daquele ano, quando o Espírito Santo enfrentava seu pior momento da pandemia do novo coronavírus.

    À época, os Pronto Atendimentos de Vitória registravam cerca de 400 atendimentos semanais. Na última semana do ano passado, o mesmo fluxo foi registrado em apenas 12 horas, chegando a passar dos 700 atendimentos no dia 28 de dezembro.

    - Publicidade -

    Ainda segundo o Executivo, a duração do reforço aos PAs está condicionada ao cenário de enfrentamento à Covid-19 e à gripe. Se houver necessidade, conforme os balanços diários apresentados nos boletins epidemiológicos da Sems, uma nova ampliação está prevista.

    Com a ampliação, os atendimentos eletivos suspensos na última quarta (29), quinta (30), segunda (3) e nesta terça serão retomados a partir desta quarta-feira (5). A suspensão foi anunciada na semana passada como forma de garantir que as Unidades Básicas de Saúde de Vitória concentrassem esforços nos atendimentos a pacientes com gripe ou Covid-19.

    Assista à matéria na íntegra:

    - Publicidade -

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    - Publicidade -