As escolas estaduais do Espírito Santo, que estão localizadas nas regiões com risco baixo ou moderado de contaminação pelo novo coronavírus, retomaram o período letivo nesta quinta-feira (04). As aulas do semestre funcionarão em regime híbrido, ou seja, com atividades presenciais e online.
O quadro Movimento Saúde entrevistou o médico pediatra e ex-presidente da Sociedade Espírito Santense de Pediatria (Soespe), Rodrigo Aboudib, que discutiu sobre a segurança do atual modelo de ensino e a necessidade da retomada do estudo presencial no Brasil e em terras capixabas.
Segundo o especialista, é preciso reforçar as medidas sanitárias nas escolas. As instituições, os professores e os alunos precisam respeitar o distanciamento social, higienizar frequentemente as mãos, manter os ambientes ventilados e fazer a troca da máscara de duas em duas horas.
Já os pais devem se ater aos cuidados dos filhos, observando se algum deles apresenta sintomas da doença e evitar que sejam mandados para o colégio. Veja a entrevista completa: