quarta-feira, 18 de maio de 2022
24.9 C
Vitória

ES desconhece crise e Turismo cresce 30% no primeiro semestre de 2022

Puxada pela flexibilização das regras sanitárias em pleno verão, o Espírito Santo deve registrar uma alta de 30% na procura por destinos turísticos no primeiro semestre deste ano de 2022, uma ótima notícia para o trading turístico capixaba, já que o setor é um termômetro de aquecimento da Economia local.

A previsão é do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Espírito Santo (ABIH-ES), Nerleo Caus, que indica outros fatores para o forte crescimento do Turismo no Estado.

“O Espírito Santo hoje é um Estado referência na região Sudeste. Está na prateleira do turista e está se consolidando como um destino nacional. A partir da inauguração do novo Aeroporto, conseguimos dar um salto de qualidade. Estamos caminhando para ser uma referência nacional, com o crescimento do turismo interno”, destaca Caus.

As belas Montanhas Capixabas, que incluem Domingos Martins, Marechal Floriano, Venda Nova do Imigrante, Vargem Alta, entre outras, de acordo com Caus, fazem parte dos destinos mais procurados, mas as praias do litoral Norte também têm demonstrado uma busca diferenciada pelos turistas.

“As praias que estão concentrando muita gente são as do Norte, como Guriri e Pontal do Ipiranga, que são regiões que estão sendo descobertas. A região lá de cima está sendo uma novidade e virando gosto do turista”, explica.

Montanhas

Já sobre as montanhas do Estado, Caus reforça que são um diferencial fantástico no turismo interno no país. “A nossa montanha aqui é um diferencial por causa do frio. As montanhas do Estado têm o terceiro melhor microclima do mundo, com boas estradas, boas hospedagens, e uma beleza natural”, afirma.

O presidente da ABIH-ES ressalta também que essa mudança tem sido motivada porque o turista está querendo “sair um pouco da aglomeração que é Guarapari, e esses polos alternativos têm atraído os turistas”.

Destinos nacionais

Mesmo com o fim das restrições em viagens para o exterior, em países como Suécia, Suíça, Austrália e Dinamarca, que retiraram a obrigatoriedade do comprovante de vacinação ou teste negativo de Covid na entrada do país; ou mesmo a obrigatoriedade do uso de máscara em locais abertos, a busca pelos destinos nacionais segue em alta. Consequência também da alta do dólar, moeda oficial do cambio turístico.

Aeroporto

Além disso, o aeroporto de Vitória conquistou a terceira posição do ranking dos melhores aeroportos do País na pesquisa promovida pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), por meio do Ministério da Infraestrutura (MInfra). Foram avaliados os 20 principais aeroportos, durante o ano de 2021. A classificação é relativa aos aeroportos com até cinco milhões de passageiros. Em primeiro lugar, ficou o Aeroporto de Florianópolis e, em segundo, o de Curitiba.

A secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro, destacou a importância deste resultado para o Espírito Santo. “A qualidade das instalações, dos serviços e do atendimento no Aeroporto de Vitória são diferenciais que impactam positivamente os turistas que por aqui passam e este resultado nos orgulha”, disse.

Ao todo, 44.588 usuários foram ouvidos. Os entrevistados avaliaram 17 itens de infraestrutura, atendimento e serviços, que envolvem a experiência do passageiro e englobam processos aeroportuários, como inspeção de segurança, e serviços, como Wi-Fi, limpeza, conforto térmico, disponibilidade de tomadas e avisos sonoros aos passageiros.
Mar e Montanha

Ainda de acordo com Caus, a proximidade entre mar e montanha no Espírito Santo é outro atrativo para o turista que vem de outros Estados. Segundo ele, de carro, mesmo com a gasolina nas alturas, é possível ir da Curva da Jurema, praia que é ponto turístico da capital, até o Centro de Domingos Martins em 35, 40 minutos. Essa comodidade, encontrada em poucos estados brasileiros, atrai o turista.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -