O Inspetor Augusto, da Inspetoria Ambiental da GMVV, destaca que o patrulhamento inclui áreas rurais, parques e monumentos naturais, além de orientação aos moradores sobre o encontro com animais silvestres e visitas tranquilizadoras a escolas locais, como a unidade no Xuri.
A criação desse grupamento especializado foi viabilizada pela entrada de novos agentes na instituição. Landa Marques, Comandante da Guarda Municipal de Vila Velha, ressalta que o grupamento era um desejo antigo, agora possível com os novos servidores.
Para facilitar o patrulhamento em terrenos desnivelados, a Inspetoria conta com uma viatura (caminhonete) com tração adequada, permitindo o acesso a estradas de terra batida.
O secretário de Defesa Social e Trânsito, major Rogério Gomes, enfatiza a importância desse grupamento, especialmente considerando que mais de 50% do território do município é área rural. Ele destaca o papel da inspetoria na preservação da biodiversidade, prevenindo crimes como desmatamento, caça e furto de animais.
Os agentes passaram por um módulo de formação específico durante o curso de formação, porém, o treinamento é contínuo. Além disso, estão programados cursos adicionais, como “Técnicas de Patrulhamento em Área de Mata” e “Manejo de Fauna”, oferecidos pela Inspetoria de Ensino e Formação da Guarda Municipal de Vila Velha.