segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024
28.3 C
Vitória

8 de janeiro: ONU pede às autoridades brasileiras punição a todos os envolvidos

Desde envolvidos diretamente nos ataques, até quem financiou e planejou, o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos pediu às autoridades brasileiras que descubram e punam todos os envolvidos na tentativa do golpe de 8 de janeiro de 2023.

Ao completar um ano dos ataques e vandalizações aos prédios dos Três Poderes, em Brasília, na última segunda-feira (08), o porta-voz da entidade, Liz Throssell, divulgou em mensagem o pedido. No texto, ela afirma que a sociedade brasileira precisa “saber toda a verdade” sobre o ocorrido.

“Os ataques do ano passado, resultado de desinformação sobre as eleições democráticas e incitamento à violência por lideres políticos, sociais e econômicos, foram uma ameaça extremamente séria à democracia. As pessoas no Brasil precisam saber toda a verdade e não deve haver impunidade, nem para os que praticaram os ataques, nem para quem ordenou, financiou ou os facilitou”, pontuou

“Apelamos às autoridades para conduzirem investigações imparciais, eficazes e transparentes em tempo hábil para levar os responsáveis a responderem, em conformidade com os padrões dos Direitos Humanos Internacionais”, acrescentou.

Também na última segunda-feira (08), em seu discurso no evento Democracia Inabalada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu uma punição exemplar a todos que tiveram qualquer participação nos atos antidemocráticos. Lula ainda afirmou que o perdão “soaria como impunidade.”

*Com informações da Agência Brasil

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -