Uma operação realizada pela Guarda Municipal de Vitória removeu barricada no acesso ao bairro Andorinhas. Os agentes foram acionados elo Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) porque, segundo moradores, criminosos de Andorinhas fizeram uma barreira para se defender de ataques de gangues rivais na região. Não houve registro de confrontos.
A ação aconteceu na noite do domingo (29), a Guarda Civil Municipal de Vitória encontrou a barreira na continuidade da avenida Leitão da Silva, próximo ao Cajun e à Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Izaura Marques da Silva. Funcionários da Secretaria Central de Serviços fizeram o recolhimento da barricada, que foi montada com resto de madeira e entulhos.
Durante a tarde do mesmo dia, a Guarda Municipal realizou diversas ações na região da Grande São Pedro. As guarnições fizeram rondas e percorreram a Ilha das Caieiras, a praça Dom João Batista e o Parque da Fonte Grande, além das principais vias.
Marcaram presença nos pontos considerados críticos e com registros de conflitos para garantir a segurança dos moradores, como explica gerente de Proteção Comunitária da Guarda Civil Municipal de Vitória, Ramile Pereira.
“Com nosso efetivo nas ruas, atuamos na prevenção de crimes, efetuamos a prisão de indivíduos em flagrante delito, portando armas ou drogas ilícitas que possam perturbar a paz e a tranquilidade”, afirmou.
Diversas operações no fim de semana
A ação é um desdobramento da operação realizada na noite de sábado (28). Agentes da Guarda Municipal percorreram os bairros São Pedro, Nova Palestina, Conquista, Resistência, Andorinhas, Joana D’arc e Itararé.
Durante a operação, 126 veículos foram abordados, sendo 94 carros e 32 motocicletas. Foram realizadas 13 notificações de trânsito. Um veículo teve que ser guinchado. O secretário municipal de segurança, Ícaro Ruginski, destacou que a Guarda Municipal tem participado ativamemnte da segurança pública em Vitória.
“Estamos percorrendo as áreas que passam por situações com a finalidade de prevenir a prática de crimes. Trabalhamos para dar apoio às forças de segurança, para que a ordem seja restabelecida na cidade”, disse.
Ana Nascimento
Equipe de jornalismo do MovNews