[URGENTE] ES tem alerta de caso suspeito da variante indiana da Covid-19

0
Teste de sangue rápido para a detecção do coronavírus - Foto: Leopoldo Silva/Agência Brasil

A Secretaria da Saúde (Sesa) recebeu, nesse domingo (23), a notificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a circulação em território capixaba de um passageiro que viajou no mesmo avião da Qatar Airways que transportou um passageiro que testou positivo para a variante indiana da Covid-19. Na manhã dessa segunda-feira (24), o passageiro foi identificado, está sintomático e isolado, bem como o motorista que o levou para casa.

O passageiro realizou a coleta de RT-PCR o resultado foi não-detectável. Antes, ele já havia feito outros dois testes RT-PCR, um antes de embarcar para o Brasil e um depois de desembarcar.

“A Sesa alerta a população capixaba que independente da incorporação da variante, o estado e o país vivem sobre ameaça de uma nova fase de aceleração da curva de casos, mesmo com a circulação das cepas originárias que já circulam em nosso país e no nosso estado. A incorporação da variante indiana no país incrementará uma ameaça maior a capacidade do estado poder enfrentar a resistir de maneira adequada a pandemia”, disse o secretário de Saúde, Nésio Fernandes.

O motorista que transportou o passageiro também já foi identificado e a equipe de Vigilância em Saúde Municipal seguiu os protocolos com a coleta de RT-PCR, na manhã desta terça-feira (25). A amostra foi encaminhada ao Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (LACEN) para análise. Ambos repetirão os exames por três vezes, com intervalo de 48 horas.

Avatar
Daniel Marcal

Equipe de jornalismo do MovNews

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui