Especialista explica quando se vacinar contra a gripe após ter dengue

0
Close up of woman feeling unwell at home, lying in bed under white blankets and frowning, touching head, has headache, migraine, recovering from covid.

O brasileiro não tem um minuto de paz, e 2024 começou movimentado por aqui em relação aos vírus que tem atingido a população.

Após a pandemia da Covid-19, o mosquito da dengue – que estava pairando no ar – chegou com tudo e tem atingido milhares de brasileiros e capixabas, com casos em alta neste mês. Em meio à situação, o outono chegou, a vacinação da gripe começou, e diversos pacientes têm tido a dúvida: quando posso me vacinar contra a gripe após ter dengue?

De acordo com a pneumologista e Especialista em Medicina do Sono, Jessica Polese, são dois vírus distintos e depende da situação, de como foram os sintomas, etc. “Se uma pessoa pegou dengue, ela deve esperar se recuperar completamente antes de receber a vacina contra a gripe. O tempo de espera pode variar dependendo da gravidade da doença. No geral, é aconselhável aguardar algumas semanas após a recuperação completa, ou 30 dias seja um tempo razoável, mas reafirmo: o médico que estiver atendendo o paciente, caso haja alguma sequela, irá indicar o prazo certo”, explica a médica.

O vírus da dengue é transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti, já a gripe é causada pelo vírus da Influenza.

Em relação às vacinas, a médica explica que as vacinas contra gripe, covid-19 e dengue são intercambiáveis, isso é, podem ser feitas no mesmo dia. O medicamento contra a gripe é um imunizante inativado. Já a vacina da covid-19 é de RNA mensageiro. Por fim, a da dengue é atenuada, usando vírus vivos, assim não há interferência de resposta imunológica entres as doses”, explica.

Jessica ressalta que é importantíssimo a hidratação em relação a dengue e gripe, e tomar as medicações recomendadas pelos médicos. “Quanto à gripe acompanhem o calendário de vacinação, e não deixem de se vacinar, já estamos passando por temperaturas mais amenas, e a vacina combate ao vírus e evita contaminação de outras pessoas”, informa a médica.

Cuidados para não transmitir a gripe

Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel, principalmente antes de consumir algum alimento;

Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir;

Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

Mantenha os ambientes bem ventilados;

Evite contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;

Evite aglomerações e ambientes fechados (procure manter os ambientes ventilados);

Adote hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui