Perda dos dentes pode causar depressão, segundo especialista

0

Um estudo publicado no periódico Journal of Psychosomatic Research em 2018 analisou a ligação entre a perda de dentes e a depressão em idosos, com base em dados de vários estudos. Os resultados indicaram uma associação significativa indicando que a saúde bucal pode ter um impacto na saúde mental, destacando a importância da manutenção adequada dos dentes para o bem-estar geral, especialmente em idades avançadas.

De acordo com a Implantodontista Dra. Marlei Bonella, a perda dental causa baixa estima, afastamento da vida social, podendo levar a depressão. Temos vários casos, principalmente na terceira idade, que pacientes chegam ao consultório com a esperança de renovar o sorriso e o bem-estar, afinal além da questão estética, a falta de dentes afeta a mastigação e diversos fatores, sendo porta de entrada para várias doenças, então não é só o aspecto estético que é tratado.  “A falta de dentes pode afetar negativamente a autoestima e a qualidade de vida levando a um impacto psicológico significativo”, diz. Além do tratamento de implante dentário convencional, Marlei conta com uma técnica avançada denominada “Carga Imediata”.

Essa cirurgia consiste na remoção do dente, e no mesmo momento, instalação de implante, e adaptação de um novo dente. Tudo isso, em menos de três horas, eliminando a necessidade de usar uma prótese removível ou esperar meses para a Osseointegração do implante! “O paciente restabelece sua mastigação e estética em menos de três horas, ou seja, ele não fica com um espaço na boca sem o dente, já colocamos um provisório, um novo dente no lugar, melhorando o aspecto emocional e o sorriso”, diz a dentista.  Tecnicamente explicando, as coroas são fixadas com base em um parafuso de titânio no osso em uma única sessão. Os benefícios do implante com carga imediata são variados e a Implantodontista cita alguns, como a rapidez, conveniência, preservação óssea e tempo de recuperação reduzido

A cirurgiã-dentista ressalta que para fazer esse tipo de implante, é preciso avaliar alguns fatores como a saúde bucal do paciente, a estrutura óssea da região, a posição do implante, ou seja, é necessário um Implantodontista especializado para avaliar suas opções e determinar o tratamento mais adequado para você.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui