segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024
26 C
Vitória

Dengue: três de quatro focos do mosquito estão nas residências; aponta levantamento

Nessa terça-feira (06) a Prefeitura de Vitória divulgou o primeiro Levantamento de Índice de Infestação Predial Rápido de Aedes aegypti (LIRAa), realizado em janeiro deste ano em Vitória, que mostrou que três em quatro focos do mosquito da dengue estão dentro das residências.

Pratinhos para vasos de plantas, ralos descobertos, lixos mal acondicionados, tonéis de água e pneus, foram os recipientes que mais apresentaram larvas do mosquito. O levantamento também apontou que há risco médio de infestação do Aedes aegypti, com índice de 3,3% de infestação de mosquitos em imóveis.

Mapa do LIRAa Janeiro de 2024 com principais criadouros do mosquito

“Esse é o momento de união de todos contra o mosquito da dengue. Observar locais que podem acumular água como ralos, vasos de plantas, recipiente de água para animais, bromélias, até mesmo uma tampinha esquecida no quintal pode se tornar um foco do mosquito. Evitar água parada salva vidas”, afirma a secretária de saúde de Vitória, Magda Lamborghini.

Monitoramento

O LIRAa é realizado quatro vezes por ano. O resultado apresenta a situação de risco dos bairros, divididos em 13 estratos, com os principais criadouros encontrados. Dessa forma é possível direcionar ações específicas para obter um controle mais eficaz dos mosquitos.

Segundo informações do Ministério da Saúde, os parâmetros para classificação quanto à infestação pelo Aedes aegypti são: menor que 1%, baixo; de 1% a 3,99%, médio; e acima de 3,99%, alto.

Checklist

A participação popular é fundamental no combate ao Aedes aegypti. Para ajudar a população nessa importante tarefa, a Prefeitura de Vitória disponibiliza um check list de combate aos mosquitos.

*Com informações da Agência Brasil

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -