quarta-feira, 12 de junho de 2024
27.9 C
Vitória

Centro de convivência oferece oficinas para pessoas com deficiência

Oficinas de musicalização, dança, roda de conversa, artesanato, atividade física e canto (coral) são algumas das atividades oferecidas gratuitamentes em Vila Velha a pessoas com deficiências que moram no município.

As atividades são ofertadas no Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência (CCPCD) e é fazem parte de um serviço prestado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social.

O centro funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, na Glória. Os interessados em participar devem procurar um CRAS mais próximo da sua residência ou por demanda espontânea indo até o centro. As oficinas possuem vagas limitadas.

Como participar

A pessoa interessada precisa estar munida de laudo médico que ateste a deficiência para ser inscrita e documentos pessoais como RG e CPF.  Após a primeira etapa de inscrição, os usuários passam por avaliação técnica do assistente social.

A equipe técnica, agenda uma reunião de acolhimento com o profissional para apresentar o serviço e identificar se a deficiência da pessoa permite que ela participe dos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e se tem condições de participar sozinha ou vir acompanhada. A idade mínima para participar é de 6 anos.

A inscrição só é realizada se a pessoa tiver documentação completa (documentos civis e laudo médico) solicitados no acolhimento. Ao passar pelo atendimento social, a inscrição é providenciada e a pessoa pode frequentar os grupos que o técnico avaliar que se enquadra, dependendo da deficiência de cada um.

“Importante frisar que o centro não atende pessoas com problemas de saúde mental. Muitas vezes as pessoas confundem s sobre o que realmente oferecemos. Não realizamos tratamento de saúde mental ou em dependência química, que são encaminhadas para a saúde. Os atendimentos realizados no centro, são em grupos, nada individualizado e nem atendimento clínico”, explicou a coordenadora do CCPDC, Patrícia da Cunha Nunes.

Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência

Endereço: Avenida Jerônimo Monteiro, nº. 620, Glória, Vila Velha.
Telefone: (27) 99281-1507
Horário de funcionamento: das 8 às 17h.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -