Dengue: 20 municípios do Estado receberão as primeiras doses de vacina contra a doença

0
Foto: Rogério Vidmantas/ Prefeitura de Dourados

Na última semana, o Ministério da Saúde publicou a lista dos primFoto: Rogério Vidmantas/ Prefeitura de Douradoseiros municípios brasileiros que serão contemplados a receber as primeiras doses da vacina contra a dengue no País.

No Espírito Santo serão 20 municípios, todos eles pertencentes à região Metropolitana de Saúde: Vila Velha, Serra, Cariacica, Vitória, Guarapari, Afonso Claudio, Viana, Laranja da Terra, Fundão, Itaguaçu, Santa Leopoldina, Domingos Martins, Santa Teresa, Venda Nova do Imigrante, Santa Maria de Jetibá, Ibatiba, Brejetuba, Marechal Floriano, Conceição do Castelo e Itarana.

Os critérios para definição dos municípios seguem recomendação da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e da Organização Mundial da Saúde (OMS). A estratégia definida pelo órgão engloba a aplicação das doses na população de regiões endêmicas, em 521 municípios, a partir de fevereiro.

As regiões de saúde selecionadas atendem a três critérios: são formadas por municípios de grande porte, ou seja, mais de 100 mil habitantes, com alta transmissão de dengue registrada em 2023 e 2024, e com maior predominância do sorotipo DENV-2. No Estado, foi definido 20 municípios da região Metropolitana de saúde.

A expectativa, de acordo com o Ministério da Saúde, é de que as doses cheguem ao Estado até início de fevereiro, para que seja iniciada a imunização da população-alvo, de crianças de 10 a 14 anos. A Secretaria da Saúde aguarda a confirmação, por parte do órgão federal, do número de doses a serem enviadas.

Segundo dados de estimativa do Censo IBGE 2022, existem em todo o Estado, 246.651 crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Nos 20 municípios já definidos para a receberem as primeiras doses, são 137.438 crianças e adolescentes nesta mesma faixa etária. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas.

*Com informações da Sesa – Governo do ES

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui