domingo, 28 de abril de 2024
30.5 C
Vitória

Consumo de tabaco diminuiu em quase todo o mundo mostra relatório da OMS

As últimas estimativas do novo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado na terça-feira (16), mostrou que o consumo de tabaco segue em queda em todo o mundo.

Segundo o novo relatório da OMS, o Brasil obteve uma redução relativa de 35% desde 2010. Globalmente, há 1,25 bilhão de usuários adultos de tabaco, com as tendências em 2022 apontando um declínio contínuo de consumidores.

Consumo de tabaco 

De acordo com os últimos dados, cerca de um em cada cinco adultos em todo o mundo consome tabaco, em comparação com um em cada três em 2000.

Os dados destacam que 150 países estão reduzindo com sucesso o consumo de tabaco. Além do Brasil, a Holanda também teve sucesso na implementação de medidas de controle de tabaco, reduzindo o consumo em quase 30%.

Atualmente, a maior porcentagem de população que usa tabaco, 26,5%, fica na região do Sudeste Asiático, não muito atrás está a região Europeia, com 25,3%.

O relatório mostra que, até 2030, a Europa deverá ter as taxas mais altas do mundo, com uma prevalência de pouco mais de 23%. As taxas de consumo de tabaco entre as mulheres europeias são mais do que o dobro da média global e estão diminuindo muito mais lentamente do que em todas as outras regiões.

Meta global

Apesar da tendência de queda no consumo ao longo dos anos, até 2025 o mundo chegará a uma redução relativa de 25%, perdendo a meta global voluntária de 30% de redução em relação à linha de base de 2010.

Em todo o mundo atingirão essa meta, apenas 56 países, uma redução de quatro países desde o último relatório em 2021.

A prevalência do uso do tabaco mudou pouco desde 2010 em alguns países, enquanto seis países ainda estão vendo o aumento do uso do tabaco: Congo, Egito, Indonésia, Jordânia, Omã e Moldávia.

Cuidados com o futuro

Estudos mostram que os esforços para proteger a política de saúde contra o aumento da interferência da indústria do tabaco se deterioraram em todo o mundo.

Pesquisas nacionais mostram consistentemente que crianças de 13 a 15 anos na maioria dos países estão usando produtos de tabaco e nicotina.

Para proteger as gerações futuras e garantir que o consumo de tabaco continue a diminuir, a OMS dedicará o Dia Mundial sem Tabaco deste ano à proteção das crianças contra a interferência da indústria do tabaco.

*Com informações da Onu News 

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -