Linhares promove ação gratuita de combate ao câncer de boca

0
Foto: reprodução Prefeitura de Linhares

Na próxima sexta-feira (10), a secretaria de Saúde de Linhares, em parceria com o curso de Odontologia da Faculdade Anhanguera, vai realizar a campanha de prevenção ao câncer de boca e de orofaringe.

A ação, que é gratuita e o oferecerá atendimento aberto à população, tem como objetivo  chamar a atenção das pessoas para a detecção precoce do câncer de boca e orofaringe e orientar quanto a gravidade da doença.

As atividades acontecem das 8h às 12h, na clínica odontológica da Faculdade Anhanguera, no bairro Araçá em Linhares e os atendimentos serão realizados por dentistas da Secretaria de Saúde e voluntários e fonoaudiólogos.

O diretor do Departamento de Atenção à Saúde Bucal, Itamar Teixeira, explica como os atendimentos irão funcionar: “caso seja detectada alguma lesão que precise de biópsia, o material será recolhido lá mesmo. Já em caso de lesões de menor gravidade, o paciente será encaminhado para o Programa de Câncer de Boca que funciona na Unidade Sanitária de Linhares (USL)”.

Câncer de boca

Lesões, ou feridas, na cavidade oral, ou nos lábios, que não cicatrizam por mais de 15 dias; manchas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas, caroços no pescoço; e rouquidão persistente, podem ser sinais de manifestação da doença.

Tenha atenção a esses possíveis sintomas e em caso de manifestação de algum deles, procure o médico.

Para prevenção da doença a recomendação é evitar as situações indicadas como fatores de risco: bebida alcoólica, tabagismo, também do narguilé e o cigarro eletrônico, falta de higiene oral e geral, e radiação solar em excesso.

Programa de Saúde Bucal

A Secretaria de Saúde, por meio da Estratégia de Saúde Bucal, oferece o serviço de prevenção, detecção e encaminhamento para tratar o câncer de boca.

De janeiro a outubro deste ani, foram realizadas 245 consultas, 47 cirurgias, 29 biópsias e 83 cauterizações químicas. Sete pessoas tiveram diagnóstico para a doença. Para ter acesso ao programa as pessoas com sintomas de câncer de boca devem procurar uma Unidade Básica de Saúde.

A Secretária de Saúde, Sonia Dalmolin, fala da importância do programa para detecção e tratamento da doença: “Nós sabemos que em se tratando de saúde quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de cura, e com o câncer de boca não é diferente. Daí a importância desse programa oferecido gratuitamente para população. No programa o paciente tem acesso desde a coleta do material para biópsia, até o encaminhamento para os hospitais de referência no tratamento da doença, quando necessário”, pontua Sonia.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui