terça-feira, 18 de junho de 2024
20.9 C
Vitória

Dia Nacional do Doador de Sangue: aplicativo Gota de Vida apresenta novidades para usuários

O Dia Nacional do Doador de Sangue é celebrado neste sábado (25). Nesta mesma data, o aplicativo Gota de Vida, desenvolvido pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Espírito Santo (Hemoes), vai apresentar novas funcionalidades para incentivar a doação de sangue. 

A novidade é que os usuários poderão registrar também suas doações de plaquetas e hemácias, tirar dúvidas sobre doação de sangue e medula óssea no campo “perguntas frequentes” e desbloquear novas conquistas na gamificação. 

Lançado em 14 de junho deste ano, no Dia Mundial do Doador de Sangue, o Gota de Vida registrou 4.058 downloads, tendo mais de 2.300 mil usuários ativos. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o objetivo é atingir cerca de 10 mil usuários até abril de 2024 e intensificar a periodicidade de doações, tornando-as frequentes para quem utiliza o aplicativo. 

O Gota de Vida permite o agendamento on-line das doações, conta com um questionário de aptidão e com o mapa dos hemocentros da rede estadual, além de notificar os usuários sobre as datas das próximas doações. 

Foto: Divulgação / Sesa

Segundo o pesquisador do ICEPi Fábio Alvarenga, responsável pelo desenvolvimento do app, é possível haver interações entre os usuários e a troca de experiências e informações. “Eles podem, inclusive, compartilhar fotos e depoimentos das doações de sangue como incentivo a novos doadores”, explicou.

O aplicativo também apresenta gamificação, questionários interativos relacionados à doação e a possibilidade de solicitar doação de sangue para os hemocentros de toda a rede estadual. Atualmente, o Gota de Vida oferece e direciona os agendamentos para cinco hemocentros do Espírito Santo: Vitória, Serra, Colatina, Linhares e São Mateus. 

“Além de notificar os usuários sobre os estoques de sangue nos bancos, os doadores também são alertados quando o seu tipo sanguíneo está em falta, auxiliando a reposição nos hemocentros nos períodos críticos”, comentou Alvarenga. 

Os usuários do Gota de Vida podem ainda realizar a atualização do registro no cadastro de voluntários para a doação de medula óssea e controlar o histórico de doações, após a instalação do app. 

Para baixar o Gota de Vida, basta acessar a loja de aplicativos do celular ou tablet com sistema iOS ou Android e fazer o cadastro no aplicativo pelo Acesso Cidadão do Governo do Estado.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -