sexta-feira, 1 de dezembro de 2023
26.6 C
Vitória

Vila Velha oferta 850 mamografias durante o Outubro Rosa

A prefeitura de Vila Velha vai intensificar as ofertas de exames durante o Outubro Rosa, com ações em todas as Unidades de Saúde da cidade e a realização de 850 mamografias para mulheres de 50 a 69 anos. Os agendamentos para os exames serão diários e online, às 15h, a partir desta segunda-feira (2).

A mamografia é um exame de imagens das mamas que são obtidas por meio de radiografia e que serve para identificar lesões, nódulos, assimetrias e diagnosticar precocemente o câncer de mama. Segundo o Ministério da Saúde, este é o tipo de câncer que mais acomete mulheres em todo o mundo. Para o Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.

A secretária de Saúde, Cátia Lisboa, destaca que a oferta de 850 mamografias em um mês reforça o compromisso de facilitar o acesso da população aos serviços de saúde.

“A ação acontece em um mês em que, em função da campanha Outubro Rosa, a sensibilização em relação ao autocuidado é ampliada. Temos certeza de que vamos ocupar todas as vagas disponíveis nessa iniciativa que vai contemplar mulheres de todas as regiões da cidade”, disse a secretária.

Pesquisa mostra queda em tratamento e diagnóstico de câncer de mama
Os exames de mamografia poderão ser agendados on-line – Foto: reprodução/web

Ações de saúde

De acordo com a secretaria de Saúde de Vila Velha, no decorrer do mês as equipes de saúde vão percorrer todas as regiões do município em uma programação especial, que vai acontecer em dias úteis, nas Unidades de Saúde, ofertando testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), vacinação contra diversas doenças, inclusive gripe e covid, coleta de preventivo, entre outros, sem necessidade de agendamento.

A secretaria também confirmou, em dois sábados – 7 e 21 de outubro -, mutirões de saúde da mulher, das 8h às 17h. No primeiro dia, serão contempladas moradoras das regiões I, II e III e, no segundo, das regiões IV e V. As ações vão ter o suporte do Carro Rosa, uma van adaptada do Departamento de Programas Especiais/Programa Saúde da Mulher.

Cronograma:

  • 2 e 3/10 – Ataíde
  • 4/10 – Barra do Jucu e Riviera da Barra
  • 6/10 – Ibes
  • 7/10 – Mutirão nas Regiões I, II e III e Carro Rosa na UBS de Coqueiral de Itaparica
  • 9 e 10/10 – Carro Rosa na USF de Divino Espírito Santo
  • 11/10 – Carro Rosa na UBS de Santa Rita
  • 15/10 – Carro Rosa na 8ª Cavalgada Feminina, na Barra do Jucu
  • 16/10- Carro Rosa na UBS do Ibes
  • 17/10 – Carro Rosa na USF de Divino Espírito Santo
  • 18/10 – Carro Rosa na USF da Barra do Jucu
  • 19/10 – Carro Rosa na Secretaria Municipal de Administração de Vila Velha (SEMAD)
  • 21/10 – Mutirão nas Regiões IV e V e Carro Rosa na UBS Dom João Batista
  • 23/10 – Carro Rosa na USF de Divino Espírito Santo
  • 24/10 – Carro Rosa na UBS de São Torquato
  • 25/10 – Carro Rosa na UBS de Santa Rita
  • 26/10 – Carro Rosa na USF da Barra do Jucu
  • 27/10 – Carro Rosa na UBS de Vila Garrido
  • 30 e 31/10 – USF de Terra Vermelha

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -