Programa garante DIU gratuitamente para moradoras de Viana

0
Foto: divulgação/PMV

A Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Saúde (SEMSA), está ofertando para as moradoras do município um tratamento para inserção de Dispositivos Intrauterinos, conhecidos como DIU, nas Unidades Básicas de Saúde da cidade.

O método contraceptivo é um dos mais efetivos para controle de natalidade, com eficácia superior a 99%, informou a prefeitura.

Segundo a prefeitura, as mulheres interessadas na inserção do dispositivo participam de palestras sobre planejamento familiar e direitos sexuais reprodutivos e passam por uma consulta com especialistas em exames preventivos antes de realizar o procedimento. Logo após o tratamento, as pacientes recebem uma ultrassonografia e passam por uma consulta de check-up para acompanhar a evolução da intervenção.

A ação teve início na Unidade de Saúde de Canaã que oferta às mulheres o tratamento com o DIU de cobre. De acordo com a Secretaria de Saúde do município, o método é mais efetivo, com vida útil de até 12 anos, e que não oferece risco às pacientes.

As UBS de Viana realizam a captação de mulheres interessadas no procedimento e as encaminham até a unidade de Canaã para a sua realização.

 Veja os procedimentos:

1- Solicite o serviço na unidade de saúde mais próxima ou para o agente de saúde da rua região para fazer o encaminhamento;

2- Participe das palestras sobre planejamento familiar e direitos sexuais reprodutivos das mulheres;

3- Realize exames preventivos junto aos especialistas;

4- Tudo ok? Vamos para a inserção na Unidade de Canaã. Mas calma, não para por aí;

5- Faça a revisão por meio de ultrassonografia em nossa unidade;

6- Agora, sim. Continue suas consultas regulares e tenha uma vida tranquila.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui