Você sabia? roncos no sono podem acelerar envelhecimento precoce

0
Foto: Bigstock

A apneia obstrutiva do sono é uma condição em que a via aérea é obstruída parcialmente ou completamente, interrompendo a pessoa que dorme com despertares frequentes, resultando em sonolência diurna excessiva. A obstrução da via aérea resulta em uma resistência maior, ocasionando o ronco que é o barulho que a gente ouve da obstrução.

De acordo com a especialista em Medicina do Sono e presidente da Associação Brasileira do Sono – Regional ES, Jessica Polese, o distúrbio pode comprometer a memória e a concentração:

“as pausas podem durar alguns segundos ou minutos, até acontecerem os despertares do sono que prejudicam a saúde. Este distúrbio pode causar risco cardiovascular, hipertensão, insuficiência cardíaca, diabetes e comprometimento da memória e da concentração”, explica a médica.

Um estudo feito pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) mostrou que o problema pode ser amenizado com uso do CPAP (sigla em inglês para pressão positiva contínua em vias aéreas) – aparelho acoplado a uma máscara que lança o ar no nariz enquanto a pessoa dorme e regulariza a respiração.

“Por mais que seja um aparelho que às vezes incomoda os pacientes – alguns não se adaptam – vale o esforço, pelo benefício que proporciona e agora por este resultado da pesquisa”, observa Jessica.

A especialista ainda explica que nossas células possuem os telômeros – estruturas presentes nas extremidades dos cromossomos e que mantém a integridade do material genético no núcleo das células – e a diminuição deles com o avanço da idade é inevitável, porque está relacionado à inflamação e ao estresse oxidativo do envelhecimento, porém a pesquisa mostrou que pessoas com esse tipo de apneia aceleram esse processo e que o uso do CPAP diminui esta aceleração.

“Desta forma, é óbvio que a noite de sono mal dormida provoca o envelhecimento, e que o tratamento da apneia do sono é válido”, pontua Jessica.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui