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Dia Mundial de Combate ao Colesterol: doenças cardiovasculares causam 300 mil mortes anuais

O dia 8 de agosto é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Colesterol. A data foi criada para promover ações de conscientização e prevenção contra o colesterol alto, que é considerado um dos fatores que mais contribuem para o desenvolvimento de diversas doenças cardiovasculares.

Normalmente, o que chamamos de colesterol é, na verdade, a soma de diferentes tipos de colesterol. Alguns deles, quando estão em níveis mais altos, podem formar uma placa nas paredes das artérias e dificultar ou impedir a passagem do sangue. Quanto mais elevadas as taxas, maior é o risco de sofrer uma doença coronariana, a forma mais comum da doença cardíaca.

Segundo o Ministério da Saúde, quatro em cada 10 brasileiros possuem colesterol alto, sendo que as doenças cardiovasculares são a primeira causa de mortalidade no Brasil, com 300 mil mortes anuais.

Por que controlar o colesterol?

O colesterol é um composto gorduroso utilizado para a produção das membranas celulares e de alguns hormônios. Existem diferentes tipos – HDL, LDL e VLDL -, sendo que o organismo fabrica a maior parte do que necessita. Porém, o colesterol também é encontrado em alimentos de origem animal, como ovo, carne e leite.

  • Lipoproteínas de alta densidade (HDL) ou colesterol “bom”

    Ajuda a remover o excesso de colesterol do sangue. Quanto mais elevados os níveis de HDL, menores são os riscos de desenvolver uma doença cardíaca. O ideal é que a taxa de HDL seja superior a 40 mg/dl.

  • Lipoproteínas de baixa densidade (LDL) ou colesterol “ruim”

    Pode prender-se nas paredes das artérias formando placas de gordura. Com o passar do tempo, é possível que elas dificultem ou impeçam a passagem do sangue, provocando angina (dor no peito) ou até mesmo um infarto (ataque cardíaco). Quanto mais elevado o nível de LDL, maior é o risco de desenvolver uma doença cardíaca. Para a maioria das pessoas, o ideal é que a taxa de LDL fique abaixo de 130 mg/dl.

  • Lipoproteína de densidade muito baixa (VLDL) 

    Este é um tipo de colesterol que transporta mais triglicérides, outro tipo de gordura presente no sangue, do que colesterol. Os níveis mais altos de VLDL podem causar acúmulo de gordura nas artérias, o que também aumenta os riscos de doenças cardíacas.

Conheça seus níveis de colesterol

É possível que você tenha taxas elevadas de colesterol e nem saiba. O aumento acontece ao longo dos anos sem qualquer sintoma. Um dia, sem aviso, você pode sofrer um ataque cardíaco.

A partir dos dois anos deve ocorrer o rastreio de colesterol alto na criança. As crianças podem ter colesterol alto, principalmente quando há fatores de risco com uso de medicações, histórico familiar, doenças inflamatórias crônicas, doença renal crônica, entre outros.

Exercícios físicos são aliados

A prática de exercícios físicos pode elevar a concentração de HDL (colesterol “bom”) no sangue e diminuir a de LDL (colesterol “ruim”). Antes de começar a praticar, é importante consultar o médico para saber se você tem algum tipo de impedimento e quais tipos de exercícios são mais adequados para você.

Dicas de alimentação saudável

  • Coma moderadamente carnes e derivados de leite integral;
  • Prefira peixes e frango sem pele ao invés de carnes vermelhas, eles têm menos gorduras;
  • Prefira leite e derivados com menos gordura;
  • Coma à vontade verduras, legumes e frutas frescas;
  • Coma leguminosas (feijão, ervilha, lentilha etc.) e prefira cereais integrais (como arroz, aveia e trigo) e massas feitas com eles;
  • Cozinhe os alimentos com um mínimo de gordura, é possível preparar vários dos seus pratos favoritos com muito pouca;
  • Prefira os alimentos cozidos, refogados, grelhados ou assados ao invés de fritos;
  • Refogue os alimentos com pouco óleo, utilize caldos não gordurosos;
  • Tire a gordura de carnes e a pele de frangos;
  • Doure a carne e drene a gordura antes de adicionar outros ingredientes;
  • Tenha moderação na quantidade de creme de leite, chocolates, sorvetes à base de leite, presunto e demais embutidos.

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