Como diminuir as chances de insuficiência cardíaca, doença que levou Faustão ao transplante

0
Foto: Divulgação

Nos últimos dias, muito se falou em insuficiência cardíaca. A doença que atingiu o apresentador Fausto Silva, o Faustão, é, na verdade, o ponto final de todas as doenças do coração que não são tratadas devidamente. Sabendo disso, como diminuir as chances de ter a doença e precisar de um transplante de coração?

A insuficiência cardíaca é uma condição médica em que o coração não consegue desempenhar sua função adequadamente. Ela pode ser causada por outras diversas doenças como infarto, miocardite, doença de chagas, pressão arterial elevada e doenças das válvulas cardíacas. Tratar adequadamente essas doenças é o melhor caminho para reduzir as chances de uma insuficiência cardíaca.

O cardiologista Jorge Gadioli, coordenador da unidade coronariana do Vitória Apart Hospital, explica que assim como o câncer, o quanto antes essas doenças forem diagnosticadas e tratadas adequadamente, melhor para o paciente.

“A insuficiência cardíaca é o ponto final dessas doenças, mas quando elas não são bem tratadas. O paciente que tem hipertensão arterial, mas tem a pressão controlada, não faz insuficiência cardíaca. Se tem colesterol alto, mas é bem tratado não vai evoluir para infarto e insuficiência cardíaca. Um diabético, também tratado, não vai evoluir para infarto e insuficiência cardíaca. Identificado logo no começo e o quanto antes for tratado, melhor o resultado a longo prazo e muito menores as chances de precisar de um transplante lá na frente”, afirma.

Tudo isso, é claro, sem esquecer de um estilo de vida que inclua boa alimentação e exercício físico. “Ter uma dieta balanceada, fazer atividade física regularmente, evitar o tabagismo, reduzir o consumo de álcool. Tudo isso leva a uma melhora do estilo de vida, menores chances de ter doenças como diabetes, hipertensão, infarto e com isso se evita de uma evolução para doenças graves como a insuficiência cardíaca”, completa o médico.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui