quinta-feira, 30 de novembro de 2023
32.7 C
Vitória

Diretoria da Anvisa aprova novas regras para rotulagem de medicamentos

Em uma decisão importante para o setor de saúde, a Diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma série de mudanças na rotulagem de medicamentos, visando aprimorar a comunicação e fornecer informações mais claras e seguras aos consumidores.

De acordo com a agência, as alterações têm como objetivo principal tornar as informações sobre os medicamentos mais acessíveis nas embalagens, garantindo assim a segurança do paciente e o uso adequado dos remédios.

Uma das principais mudanças será a disposição, na parte frontal das embalagens, da classe terapêutica e da indicação dos medicamentos isentos de prescrição médica. Isso possibilitará uma visualização mais fácil para o consumidor, facilitando a escolha do produto adequado para suas necessidades.

Outro ponto importante é a inclusão da quantidade total do medicamento na face frontal da embalagem. Com essa medida, os cidadãos poderão comparar preços de forma mais simples, sem comprometer a compreensão das informações essenciais sobre o uso seguro do medicamento.

Para os medicamentos restritos ao uso em ambientes hospitalares, clínicas, ambulatórios, serviços de atenção domiciliar e demais unidades de saúde, será obrigatória a utilização da técnica de “Tall Man Lettering” (TML) nos rótulos. Essa técnica consiste em destacar parte do nome do medicamento em letras maiúsculas, reduzindo assim os erros de medicação resultantes de confusões fonéticas ou ortográficas entre princípios ativos semelhantes.

Segundo a Anvisa, a aplicação do TML é uma ferramenta eficaz para minimizar tais erros e aumentar a segurança no uso desses medicamentos em ambientes hospitalares.

Outra medida importante é a revisão da forma como os medicamentos são rotulados para venda ao governo federal. As frases que anteriormente mencionavam “venda sob prescrição” serão substituídas por “Uso sob prescrição” e “Uso sob prescrição e retenção de receita”. Essa mudança tem como objetivo tornar mais clara a forma de aquisição e uso desses medicamentos pelo governo, garantindo o cumprimento das regulamentações adequadas.

As novas regras representam um avanço significativo na busca por uma comunicação mais transparente e eficiente na rotulagem de medicamentos, contribuindo para a segurança dos pacientes e a conscientização sobre o uso correto desses produtos. As mudanças agora aprovadas pela Diretoria da Anvisa entrarão em vigor em breve, trazendo benefícios tanto para os consumidores quanto para o sistema de saúde como um todo. Com informações da Agência Brasil.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -