terça-feira, 18 de junho de 2024
23.9 C
Vitória

Estudo revela baixa quantidade de alimentos provenientes da biodiversidade local na mesa dos brasileiros

Segundo pesquisa do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (USP), apesar do Brasil possuir 20% da biodiversidade do mundo, isso não se reflete na alimentação da população. A valorização e expansão da monocultura em detrimento dos pequenos agricultores são apontados como fatores explicativos desse resultado preocupante.

O estudo analisou a disponibilidade de alimentos nativos de cada estado brasileiro para a população, como frutas, legumes e verduras da biodiversidade. Os resultados mostraram que a disponibilidade desses alimentos é muito baixa, especialmente devido ao favorecimento do cultivo de commodities, como milho e soja, base para alimentos ultraprocessados.

Os números são alarmantes: a disponibilidade média total de alimentos nativos foi de apenas 7,09g per capita/dia, em contraste com a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 400g diárias desses alimentos. A expansão da monocultura nos últimos anos contribuiu para a redução dessa disponibilidade.

Os pesquisadores destacam que essa situação tem impactos negativos não apenas na saúde da população, mas também no meio ambiente, valorização da agricultura sustentável e culturas tradicionais. Propõem como soluções o incentivo ao cultivo de alimentos sazonais e naturais, criação de feiras e espaços de troca de conhecimentos para os agricultores, inclusão de alimentos nativos na alimentação escolar e conscientização da população sobre a origem dos alimentos.

Para reverter esse cenário e aproximar a população da produção de alimentos, sugerem a implementação de hortas comunitárias nas áreas urbanas. A conscientização e o comprometimento são fundamentais para promover ações que fortaleçam o consumo de alimentos da biodiversidade e garantam uma alimentação mais saudável e sustentável para todos os brasileiros. Com informações da Agência Brasil.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -