sábado, 25 de maio de 2024
26 C
Vitória

Espírito Santo registra aumento na cobertura vacinal da BCG para crianças

Ótimas notícias para o Espírito Santo! Segundo dados do Sistema Vacina e Confia, do Governo do Estado, 94,11% das crianças capixabas já foram imunizadas contra a tuberculose no período de janeiro a junho deste ano. Esse índice representa um marco importante para o estado, que vinha enfrentando quedas na cobertura vacinal nos últimos anos, especialmente na vacina BCG.

A vacina BCG é essencial para proteger contra as formas graves de tuberculose e deve ser administrada em dose única ao nascer, conforme o calendário de vacinação da criança. Nos últimos anos, a cobertura vacinal da BCG no Espírito Santo estava abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 90%. Em 2019, o índice foi de 90,10%, seguido por 78,46% em 2020, 80,39% em 2021 e 82,34% em 2022.

Contudo, a atuação incisiva da Secretaria da Saúde (Sesa), em parceria com os municípios capixabas, resultou em ações estratégicas que culminaram no aumento da vacinação da BCG. A compreensão das famílias sobre a importância das vacinas e o retorno da confiança no imunizante também contribuíram para o resultado positivo.

A coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis (PEI), Danielle Grillo, destacou a melhoria nos registros dos dados e relatórios do Sistema de Informação de Vacinação estadual, por meio do Vacina e Confia, como um fator crucial para esse avanço. Além disso, capacitações de multiplicadores municipais na técnica intradérmica da vacina BCG, organização do processo de trabalho nas unidades básicas de saúde e maternidades, também foram fundamentais para o sucesso dessa iniciativa.

Outra medida importante foi a orientação para evitar desperdício de doses, após o estado receber 60% da cota mensal de vacinas em maio de 2022, devido à disponibilidade limitada no estoque nacional. A partir de novembro do mesmo ano, o Espírito Santo retomou o recebimento da cota normal de imunizantes, distribuindo entre 12 a 13 mil doses mensais para os 78 municípios capixabas.

Comemorando esses resultados, a expectativa do Governo é de que a cobertura vacinal continue a crescer, proporcionando mais proteção e saúde às crianças do Espírito Santo.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -