domingo, 28 de abril de 2024
22.7 C
Vitória

Dor de cabeça: seis sinais que indicam que é hora de procurar o médico

Pode ser leve ou intensa, aparecer sozinha ou acompanhada de outros incômodos. É comum ao final de um dia estressante de trabalho, mas também pode surgir sem um motivo aparente. Sempre indesejada, a dor de cabeça limita as atividades do dia a dia, e pode ser também um sinal de que a saúde não vai bem. Mas como saber quando é hora de procurar o médico?

De acordo com Leonardo Maciel, neurologista da Samp, as cefaleias, ou dores de cabeça, podem ser sintomas de enxaqueca – doença muito comum e que pode ser muito limitante -, mas também pode ser um dos sintomas de doenças potencialmente graves e com risco sequelas, como meningites, tumores cerebrais e aneurismas.

“Nós tentamos classificar a cefaleia, como primária – sem uma causa identificável, como uma enxaqueca, ou uma cefaleia tensional -, ou secundária, como um sintoma de uma outra doença, como sinusite, gripe ou dengue, por exemplo, ou por jejum ou insônia. Porém, a dor de cabeça pode ser decorrente de doenças com riscos maiores para o paciente. Por isso, é sempre importante ficar atento aos sinais de alarme e procurar um neurologista sempre que necessário”, explica.

É sempre importante buscar ajuda médica quando a dor de cabeça vier acompanhada de febre ou sintomas infecciosos. O mesmo vale para pacientes com doenças crônicas como HIV, Sífilis, Câncer, Leucemias, Lúpus e doenças autoimunes. Mas alguns outros sinais, que podem surgir a qualquer momento e em qualquer pessoa, também indicam que é preciso procurar um neurologista.

O dia 16 de maio marca o Dia Nacional de Combate à Cefaleia. A dor de cabeça é uma das queixas médicas mais comuns, por isso listamos seis sinais que devem servir de alerta para buscar ajuda de um neurologista.

1. Cefaleia Súbita Intensa 

Dor de cabeça intensa desde o primeiro momento. Não é uma dor de cabeça que aumentou ou piorou gradualmente, mesmo que rapidamente, mas uma dor que já começa muito forte.

2. A Pior Cefaleia Da Vida

Aquela dor de cabeça em que a pessoa diz “nunca tive uma cefaleia tão forte”, precisa ser investigada o quanto antes.

3. Cefaleia Unilateral Fixa

Muitas dores de cabeça, mesmo as primárias ou sem maiores riscos, podem predominar numa região ou lado da cabeça. Mas eventualmente, ou raramente, aparecem em outra região. Quando a dor é unilateral, isto é, não muda ou nunca mudou de localização, sugere uma causa localizada, uma lesão orgânica, e precisa ser investigada.

4. Cefaleia Nova Diária E Persistente

Aquela dor de cabeça que surgiu e manteve-se diária, persistente todo dia. Uma dor que, desde o início, apresenta apenas uma melhora transitória com analgésicos.

5. Cefaleia Associada Ao Esforço Ou Ato Sexual

Geralmente são dores de cabeça súbitas e intensas, mas breves. Acontecem ao realizar atividades com esforços habituais, no intercurso sexual ou durante o orgasmo.

6. Cefaleia Que Acorda O Paciente 

Neste caso não queremos dizer que a pessoa percebeu a dor de cabeça ao acordar, ou que a cefaleia do dia anterior não melhorou. Aqui nos referimos a uma dor de cabeça capaz de fazer você perder o sono, de te acordar no meio da noite.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -