O que a alimentação tem a ver com endometriose? Veja 5 opções saudáveis para as ceias de fim de ano

0

As festas de fim de ano são sinônimo de alegria, confraternização em família e, claro, regadas a muitas delícias típicas das ceias de Natal e Ano-Novo.

Diante de tanta variedade, é preciso ficar atento a alguns cuidados, principalmente quem enfrenta algum problema de saúde. A endometriose, doença ginecológica crônica que afeta cerca de 10% das mulheres brasileiras, tem uma relação muito direta com a alimentação.

A médica ginecologista Thaissa Tinoco, especializada no tratamento de endometriose, explicou que a doença é inflamatória e, por isso, a alimentação tem um importante papel na diminuição da inflamação do corpo e, consequentemente, no alívio dos sintomas.

“Uma dieta equilibrada contribui para que o tratamento tenha melhores resultados, traz mais qualidade de vida e ajuda a saúde em geral”, destacou a médica.

Médica Thayssa Tinoco dá dicas para ceia

Segundo Thaissa, o ideal é apostar em um cardápio que vai ajudar a combater os focos da endometriose no organismo. Entre os indicados estão os alimentos ricos em ômega 3, oleaginosas, fibras e folhas escuras.

“Nas festas de fim de ano, muitos alimentos indicados para quem tem endometriose podem ser inseridos no cardápio das ceias. Ou seja, é possível confraternizar, comer bem e ao mesmo tempo se resguardar para que os sintomas da doença piorem”, orientou a ginecologista.

Por outro lado, alimentos ricos em gordura e muito açucarados devem ser evitados, por terem ação inflamatória, assim como as bebidas alcoólicas e gaseificadas.

A endometriose é uma doença benigna, mas traz incômodos que comprometem seriamente a qualidade de vida da mulher. Além de cólicas fortes, outros sintomas são dores durante a relação sexual, constipação intestinal, alterações urinárias, oscilações de humor e até infertilidade.

Peixe contém ômega 3, benéfico às mulheres

5 opções de alimentos recomendados para quem tem endometriose

1 – Peixes, como salmão, atum e sardinha. São ricos em ômega 3 e rendem preparos deliciosos nos pratos das confraternizações.

2 – Castanhas, nozes, amêndoas e avelãs. Além de possuírem ação anti-inflamatória, essas oleaginosas fazem muito sucesso nas ceias de fim de ano.

3 – Legumes em geral, além de folhas verde-escuras, como couve-flor, brócolis e espinafre. São alimentos que podem compor diversas receitas saudáveis para as festas de fim de ano.

4 – Frutas cítricas e frutas vermelhas. Podem ser ótimas opções de sobremesas saborosas e refrescantes nas comemorações.

5 – Suco de uva integral. Tem ação oxidante e anti-inflamatória e, por ser uma bebida saborosa, podem substituir facilmente os refrigerantes e outras gaseificadas e açucaradas.

Avatar
Alexandre Damazio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui