Esperança para quem está na fila aguardando transplante de órgãos! A equipe do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, realizou uma captação múltipla de órgãos, nesta quinta-feira (10).
Familiares autorizaram a doação e, com isso, coração, córneas, rins e fígado foram captados pela equipe do hospital. Os órgãos doados podem beneficiar até seis pessoas que aguardam por um transplante. Uma equipe de Brasília veio ao Estado especificamente para captar o coração.
A secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou um vídeo em que é possível acompanhar uma pequena parte do trabalho dos cirurgiões, no momento em que captavam os órgãos do doador.
Como posso ser doador de órgãos?
No Brasil, o transplante só acontece com a autorização de um familiar do doador. Por isso é fundamental falar coma família sobre o desejo da doação. A doação de órgãos só acontece após autorização por escrito de familiar.
Que tipos de doador existem?
- Doador vivo: qualquer pessoa saudável pode doar um dos rins, parte do fígado, medula óssea e parte do pulmão. Pela lei, parentes até 4º grau e cônjuges podem ser doadores; não-parentes, somente com autorização judicial.
- Doador com morte encefálica: são pacientes em UTI com morte encefálica, geralmente vítimas de traumatismo craniano ou derrame cerebral. A retirada dos órgãos é realizada em centro cirúrgico.