sexta-feira, 29 de março de 2024
23.3 C
Vitória

Sesa investiga novo caso de varíola dos macacos no ES

A Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa) informou nesta segunda-feira (4) que as amostras do segundo caso suspeito para varíola dos macacos (Monkeypox), que estavam em análise no laboratório referência no Rio de Janeiro, tiveram resultado negativo para a doença. A informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde.

Mas a Sesa informou também que iniciou, no último sábado (2), uma nova investigação de um caso suspeito de Monkeypox no Estado. Trata-se de um homem, na faixa etária entre 20-29 anos, com histórico de viagem a diversos países com casos já confirmados para a doença.

O próprio paciente, que está internado em um hospital da Grande Vitória, relatou que os sintomas iniciaram no dia 7 de junho com erupções cutâneas nas regiões da cervical e tórax, sem dores.

As amostras foram coletadas e encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES). A unidade é capacitada para realizar o teste molecular específico para detecção do vírus da Monkeypox, porém ainda aguarda insumos do Ministério da Saúde.

Caso os resultados sejam negativos para doenças semelhantes, como herpes, sarampo e sífilis, as amostras serão enviadas ao laboratório de referência na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -