quinta-feira, 11 de agosto de 2022
22.7 C
Vitória

Saiba o que é rinite e quais são os cinco principais sintomas da doença

Com as temperaturas mais baixas nesta época do ano ocasionadas por conta do inverno, muitas pessoas ficam mais suscetíveis a contrair doenças respiratórias. Uma delas é a rinite. As pessoas podem se prevenir evitando contato com alérgenos como poeira, mofo e fumaça, bem como ar frio, que irrita as vias aéreas.

A aposentada Marlene Silva Melo, 70 anos, sofre de rinite alérgica. Com o inverno, ela chega a ter falta de ar, pois, segundo ela, seu nariz fica muito congestionado.

“Na época auge da Covid, eu achava até poderia ter contraído coronavírus. Cheguei a fazer teste na unidade de saúde. Mas, graças a Deus, não era. Meu nariz fica todo entupido e tenho muita dor de cabeça. Além disso, tinha muita coceira no nariz e meus olhos ficavam lacrimejando. No inverno, não posso pegar friagem e tenho que evitar lugares com poeira e mofo. Fico muito agoniada por me dar falta de ar às vezes”, menciona a aposentada.

A rinite é uma inflamação das vias áreas mais altas, principalmente as do nariz e dos seios da face. A reportagem do MovNews conversou com a médica pneumologista Jessica Polese para saber o que é rinite e quais são as causas mais comuns da doença:

“Nesta época do ano, as pessoas que já têm rinite podem piorar pelo frio, pelas exposições aos alérgenos e pelas infecções virais. Elas devem fazer o máximo para evitar poeira e ambientes aglomerados onde a transmissão viral é facilitada. Outra orientação que damos é a vacinação, para reduzir a circulação do vírus. Afinal, a rinite pode ser viral”, disse a médica.

A médica ainda explicou quais são as principais causas da doença e como a pessoa pode se tratar: “As principais causas da rinite são: alergia a poeira, produtos químicos e fumaça, bem como infecções virais. As pessoas também devem ter um contato com ar frio, pois são irritantes da mucosa nasal e desencadear crise de rinite. O tratamento das crises é a utilização de lavagem com soro fisiológico e uso de antialérgicos” explica a pneumologista.

Confira quais são os principais sintomas da rinite:

  • Obstrução nasal;
  • Espirros constantes,
  • Dor de cabeça,
  • Dor de garganta,
  • Fadiga.

 

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -