sexta-feira, 29 de março de 2024
26 C
Vitória

Ministério da Saúde confirma primeira morte por varíola dos macacos no Brasil

O Ministério da Saúde confirmou, nesta sexta-feira (29), a primeira morte por varíola dos macacos, a monkeypox, no Brasil. O óbito foi registrado em Belo Horizonte, na capital de Minas Gerais. De acordo com as informações da pasta, a vítima é um homem de 41 anos que tinha baixa imunidade e enfrentava um câncer.

“O Ministério da Saúde confirma um óbito relacionado a monkeypox, conhecida como varíola dos macacos, no Brasil. Trata-se de um paciente do sexo masculino, de 41 anos, com imunidade baixa e comorbidades, incluindo câncer (linfoma), que levaram ao agravamento do quadro. Ficou hospitalizado em hospital público em Belo Horizonte, sendo depois direcionado ao CTI. A causa de óbito foi choque séptico, agravada pela monkeypox”, informou a pasta.

A varíola dos macacos é transmitida de uma pessoa para outra por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama.

Secretário de Saúde do ES chama atenção para a doença

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, fez uma thread em sua conta pessoal do Twitter onde listou desafios do Espírito Santo em relação à varíola dos macacos. De acordo com ele, assim como a Covid-19, existe a expectativa de que logo a doença se expanda.

“A #monkeypox logo sairá do grupo HSH e irá rodar o Brasil pelas rodovias e aeroportos fazendo o mesmo caminho feito pela #COVID, pois se trata do caminho das pessoas, vírus não possui pernas e nem cérebro”, escreveu Nésio Fernandes.

O Espírito Santo investiga atualmente o décimo terceiro caso suspeito de varíola dos macacos. Até o momento, dois foram confirmados.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -