sexta-feira, 29 de março de 2024
23.3 C
Vitória

ES oferece vacina contra meningite para adolescentes e trabalhadores da saúde

A Secretaria da Saúde (Sesa) disponibiliza até 30 de setembro, a imunização contra meningite meningocócica C (conjugada) para adolescentes não vacinados de 13 a 19 anos e trabalhadores da saúde. A disponibilidade ocorre devido ao cenário epidemiológico. Até a semana epidemiológica 26 (SE 26), foram confirmados 13 casos e cinco óbitos pela doença, representando uma letalidade de 38,46%.

A vacinação destes grupos permitirá o acesso às vacinas meningocócicas C, a atualização da situação vacinal, melhorando as coberturas, e a diminuição da incidência da doença meningocócica, meningite bacteriana que causa infecção das membranas que recobrem o cérebro, sendo considerada a mais grave das meningites.

A proteção aos adolescentes acontece, especialmente, por esse grupo ser o principal responsável pela manutenção da circulação da doença na comunidade. Já nos trabalhadores da saúde, a recomendação se dá considerando a gravidade e a letalidade da doença.

Podem se vacinar adolescentes de 13 a 19 anos que não receberam quaisquer imunizantes contra a doença meningocócica (meningocócica C ou ACWY) e trabalhadores da saúde, independentemente da idade. Mulheres grávidas devem apresentar orientação médica. Os imunizantes estão disponíveis nas mais de 700 salas de vacinação em todo Estado.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -