As mortes causadas por Covid-19 no Espírito Santo nos últimos sete dias representam mais da metade das registrados em junho. Foram 51 óbitos de sexta (1º) até esta quinta-feira (7), o que representa 59,30% das mortes registradas nos 30 dias do mês anterior, quando 86 vidas foram perdidas para a doença.
Os dados são da análise da reportagem do Portal MovNews, dos números divulgados diariamente pelo Painel Covid-19, atualizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Durante a semana, outro número que também chamou a atenção foi o de novos infectados pela doença. Em sete dias, foram registrados 27.367 casos da Covid-19.
A concentração de casos da doença também está na região metropolitana. O município da Serra lidera o ranking com 131 mil casos. Em seguida está Vila Velha com 128 mil; Vitória com 125 mil e, depois vem Cariacica, que contabiliza 88 mil doentes. Em quinto lugar está o município do Norte do Estado, Linhares, com 54 mil infectados.
Diante do aumento dos casos, a Sesa continua com a recomendação do uso máscaras em espaços fechados e de manter um distanciamento de pelo menos um metro com as outras pessoas.
Demandada, a Secretaria de Estado da Saúde informou que, como medida para conter o avanço da Covid-19 no território capixaba, tem orientado aos municípios capixabas e à população a realização das ações de: vacinação e a atualização do esquema vacinal; a testagem para detecção da doença e uso de máscara quando recomendado, em especial às pessoas idosas, imunocomprometidas e também em locais fechados e ambientes escolar.
Além disso, a Secretaria ressalta que pactuou entre Estado e os municípios capixabas a estratégia de intensificação de vacinação com a realização de ao menos um mutirão de vacinação por mês em cada cidade e que as datas serão previamente comunicadas.