quarta-feira, 29 de junho de 2022
25.5 C
Vitória

Uso de máscaras é retomado aos poucos com aumento de casos de Covid-19 no ES

Após o aumento dos casos de Covid-19 no Espírito Santo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), publicou uma nota técnica ampliando a recomendação do uso de máscaras. Com a situação, aos poucos, os capixabas estão voltando a usar a máscara, principalmente em locais fechados e com grande concentração de pessoas.

De acordo com a Sesa, a recomendação é uma estratégia para diminuir a propagação do vírus e para auxiliar na redução dos impactos na saúde da população e evitar a sobrecarga do sistema de saúde.

A reportagem do Portal MovNews realizou um giro pela região da Grande Vitória e notou que, mesmo com a recomendação, é possível observar que a maior parte da população abandonou o uso do equipamento de proteção nos espaços ao ar livre, mas que dentro de alguns locais o uso da máscara tem sido mais constante.

Desde o início de 2020, o estudante de Odontologia, Samuel Malta, de 22 anos, fazia a utilização do equipamento de proteção em todos os ambientes. Entretanto, com a flexibilização, opta pelo uso apenas nos locais fechados. “Quando estou ao ar livre fico sem a máscara, mas logo que entro no ônibus ou em lugares de aglomeração coloco a proteção”, garante.

Estudante de Odontologia, Samuel Malta, de 22 anos.

Já a cuidadora de idosos, Mair Rosa, de 56 anos, aproveitou a liberação para utilizar a máscara apenas em algumas situações.

“Sou cuidadora de idosos, por isso tenho que tomar mais precaução com o vírus. Na rua não tenho usado o equipamento, mas assim que chego no meu trabalho tomo banho e coloco a máscara. Nessa hora, o cuidado é em tempo integral”, descreve.

Cuidadora de idosos, Mair Rosa, de 56 anos. Foto: Maria Clara Leitão

Por outro lado, a contadora Grazielle França, de 36 anos, ainda não retomou o uso do equipamento de proteção. “Acredito que ainda não está no momento, vou esperar a situação se agravar um pouco mais. A utilização da máscara me causa incômodo. Mas assim que as autoridades sanitárias obrigarem a voltar a usá-la, utilizarei a máscara sem problema algum”, ressalta.

A contadora, Grazielle França, de 36 anos. Foto: Maria Clara Leitão

Casos de Covid no ES

O Espírito Santo registrou nesta terça-feira (14), 977 novos casos da Covid-19 nas últimas 24 horas. Os dados são do Painel Covid, disponibilizados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

No início da semana passada, a Sesa alertou que o Estado vive a quinta onda da pandemia. A previsão é que os casos sigam aumentando até o final do mês, gerando mais infecções, internações e mortes.

No total, desde o início da pandemia, já foram confirmados 1.067.437 casos, dos quais, 1.027.931 foram curados. Entretanto, são contabilizados 14.433 óbitos.

Atualmente, a letalidade da doença se encontra no patamar 1,35%. Nas últimas 24 horas, um óbito foi confirmado.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -