O Espírito Santo começou nesta semana a vacinação da quarta dose do imunizante contra a Covid-19. Foram disponibilizadas 2 mil vagas para pessoas com 50 anos ou mais e trabalhadores da saúde. Entretanto, enquanto algumas imunizações contra doenças estão em destaque, outras são deixadas de lado pela população.
Uma das doenças que merece atenção dos pais e responsáveis é o Sarampo. Casos da doença ainda estão sendo registrados no país e também no Espírito Santo. A população precisa estar com a situação vacinal atualizada para diminuir o risco de contaminações e até mesmo óbitos pela infecção viral.
Dados da plataforma “Trabalha, Vacina e Confia”, mostram que do público total da campanha (328.668), apenas 34% estão vacinadas (87.493). Além disso, até o momento, apenas 3.322 pessoas retornaram aos postos de saúde para receber a dose de reforço do imunizante.
Com a situação enfrentada em território capixaba e a campanha com baixa adesão, a Secretaria de Saúde (Sesa) prorrogou a 8ª Campanha Nacional de Seguimento e Vacinação de Trabalhadores da Saúde contra o Sarampo até o próximo 30 de julho.
Cabe ressaltar que integram o público-alvo da campanha contra Sarampo os trabalhadores da saúde e as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade.
Vacina contra Influenza também merece atenção
Outra doença que também merece atenção, principalmente durante o inverno, é a Influenza.
Até o momento, segundo dados da plataforma do Governo, apenas 623.058 pessoas, cerca de 65% do público-alvo da doença, composto por 1.060.776 indivíduos, foi vacinado. A Secretaria da Saúde já disponibilizou 988.700 doses do imunizante.
Fazem parte do público-prioritário:
- crianças de 6 meses a menores de 5 anos;
- idosos;
- gestantes;
- puérperas;
- trabalhadores da saúde;
- indígenas;
- professores;
- pessoas com comorbidades;
- pessoas com deficiência permanente;
- caminhoneiros;
- trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário Passageiros Urbano e de Longo Curso;
- trabalhadores portuários;
- Forças de Segurança e Salvamento;
- Forças Armadas;
- funcionários do Sistema de Privação de Liberdade;
- população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas;
- e pessoas em situação de rua.
Prorrogado
A finalização das campanhas de Sarampo e Influenza estava prevista para a última sexta-feira (3), mas os capixabas dos grupos prioritários terão mais 50 dias para se proteger.
O objetivo é, de acordo com o Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis da Secretaria da Saúde (Sesa), ampliar os esforços para o desenvolvimento de estratégias que visem a melhorar o desempenho da vacinação da população-alvo da campanha, na perspectiva de alcançar as metas preconizadas de coberturas vacinais.