sexta-feira, 24 de junho de 2022
23.3 C
Vitória

Dicas ajudam a fortalecer a imunidade dos idosos; saiba quais são

Chegar à terceira idade com saúde e vitalidade é um privilégio que muitos podem desfrutar, mas o processo de envelhecimento traz limitações e condições que favorecem o surgimento de doenças. Por isso, é fundamental cuidar da imunidade para que o idoso desfrute dessa fase com bem-estar e qualidade de vida.

“O envelhecimento é diferente para cada indivíduo e cada um desenvolve habilidades e limitações que dependem de diversos fatores, como condições de saúde, idade, estilo de vida, entre outros. Por isso, é fundamental fazer boas escolhas que irão contribuir para fortalecer o sistema imunológico”, afirmou o médico geriatra Gustavo Genelhu.

 

Confira 6 dicas para aumentar a imunidade na terceira idade.

1 – Atividade física: Ainda há quem acredite que começar uma atividade física na terceira idade é perda de tempo, mas isso não é verdade. A prática de exercícios ajuda na imunidade, pois contribui para a saúde física e mental. Mas atenção: é preciso que o exercício seja liberado pelo médico e tenha o acompanhamento de um educador físico.

2 – Abandone vícios ou velhos hábitos: Alguns vícios podem comprometer seriamente a saúde do idoso. O tabagismo e o etilismo estão entre os piores, mas alguns outros hábitos também comprometem o bom funcionamento do organismo e, consequentemente, a imunidade, como o hábito de comer muito doce, tomar remédios por conta própria, entre outros.

3 – Beba bastante líquido: A hidratação é uma grande aliada da imunidade. Na terceira idade, é comum sentir menos calor e menos sede e, com isso, há uma tendência em beber menos água. Por isso, fique atento: tome água mesmo sem sentir sede ou calor. Carregue sempre uma garrafinha para lembrar de se hidratar.

4 – Dormir bem: Uma boa noite de sono contribui para a saúde física e mental, já que um corpo descansado fica mais forte e disposto para se alimentar e fazer exercícios, entre outras atividades saudáveis. E a imunidade sai ganhando!

5 – Mantenha o peso ideal: A obesidade é uma grande inimiga da saúde. Se estiver acima do peso, é importante conversar com seu geriatra para que seja iniciado um tratamento, que geralmente inclui acompanhamento nutricional e até medicamentoso, se assim for necessário.

6 – Boa alimentação: Além de nutrir o corpo, uma boa alimentação contribui para fortalecer as defesas do organismo, evitando assim, o surgimento ou o agravamento de doenças. Opte por alimentos saudáveis, como frutas, verduras e legumes, que devem ser consumidos diariamente.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -