sexta-feira, 24 de junho de 2022
23.3 C
Vitória

Dente de leite: Quando nasce? Quando cai? Veja orientações

Os primeiros dentinhos começam a cair de forma natural por volta dos 6 anos de idade, pela mesma ordem que surgiram. Dessa forma, é comum que os primeiros dentes a cair sejam os dentes da frente, já que esses são os primeiros dentes a aparecer na maior parte das crianças.

No entanto, cada criança se desenvolve de um jeito e, por isso, em alguns casos, pode-se perder primeiro outro dente, sem que indique algum tipo de problema. Mas, em todo caso, se existir alguma dúvida, o melhor sempre é consultar o pediatra ou um dentista, especialmente se o dente cair antes dos 5 anos ou se a queda do dente estiver relacionada com uma queda ou pancada, por exemplo.

A equipe do Movnews procurou uma odontopediatra para sanar as principais dúvidas e saber da prevenção que pais e responsáveis devem ter na saúde bucal dos seus pequenos.

A saúde bucal das crianças é algo que passa por muitas transformações, por isso, desde a primeira infância, é preciso ficar atento a isso.

A ajuda dos pais é essencial nessa fase. Uma das dicas é fazer higienização e escovação dos dentes após as principais refeições, para evitar cáries.

Prefira escovas de cerdas macias e aplique uma quantidade pequena de creme dental igual a um grão de arroz. O fio dental pode ser incluído na rotina de limpeza a partir dos quatro anos, com a ajuda dos pais.

Cárie
O primeiro sinal de que você pode estar com uma cárie é a formação de manchinhas brancas e opacas na superfície do dente.

Christiany Pauli Scarpat disse que o principal vilão para os dentes das crianças é a cárie:

“Temos vários tipos de bactérias na boca. Umas são boas e protegem de doenças. Outras chamadas Streptococos Mutans conseguem destruir os nossos dentes quando eles não são escovados direitinho e deixamos restos de alimentos que contenham açúcar. Essas bactérias aproveitam do açúcar que fica sobre os dentes e jogam ácidos que tiram o mineral dos dentes que ficam assim mais fracos quebrando ou formando buraquinhos que chamamos de cárie”, explica.

Queda
A maioria dos primeiros dentes começa a nascer aos seis meses de idade e começa a cair aos seis anos, que são os incisivos inferiores.

Mas se vier antes ou depois não acarreta problemas futuros no desenvolvimento. A troca de todos os dentes de leite pelos permanentes vai acontecendo naturalmente até os 12 anos, aproximadamente.

“Estou muito feliz e orgulhoso que caiu hoje o primeiro dentinho de leite do meu filho. Só não esperava que fosse tão rápido. Daqui a 22 dias ele faz cinco anos. Foi seu presente antecipado”, disse o servidor público Matheus Thebaldi.

Cuidados
Os oito principais cuidados com os dentes dos pequenos:

* Diminuir o consumo de açúcar. Não só para o dente, mas também para a saúde da criança;

* Trocar a escova de dente quando ela não estiver com a cerda certinha;

* Escolher uma boa pasta de dente com o flúor. Pois, ele fortalece ainda mais o dente;

* Escovar os dentes após o café da manhã, do almoço e do jantar. Mas, principalmente antes de dormir que as bocas devem estar bem limpas;

* Usar o fio dental: abaixo, em cima, do lado de fora, do lado de dentro e no meio da boca;

* Escova a língua,

* Visitar o dentista regularmente;

* Beber bastante água.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -