quarta-feira, 29 de junho de 2022
22.7 C
Vitória

Confirmado segundo caso de varíola do macaco no Brasil; veja onde

Foi confirmado o segundo caso de varíola de macaco no Brasil. O infectado é um homem de 29 anos, que viajou recentemente por Portugal e Espanha, e teve os sintomas e as primeiras lesões na pele ainda na Europa. Baseado nessas informações, as autoridades sanitárias de São Paulo consideram o caso importado.

O resultado positivo, segundo o governo paulista, só foi confirmado por um laboratório espanhol após o desembarque no Brasil, ocorrido no dia 8 de junho. O homem está em isolamento domiciliar na cidade de Vinhedo, interior de São Paulo e a Vigilância Epidemiológica do município e do estado monitoram o paciente e seus contatos.

Primeiro caso confirmado

O primeiro caso da doença no país foi confirmado nesta quinta-feira (9), em um morador da capital paulista, de 41 anos, que também passou pela Europa antes de ser diagnosticado. Ele está internado no Instituto de Infectologia Emílio Ribas e tem boa evolução do quadro clínico. O governo estadual e a Prefeitura de São Paulo também investigam desde a semana passada o caso em uma mulher de 26 anos, também moradora da capital.

O Ministério de Saúde informou na noite da última sexta-feira (10) que investiga outros nove pacientes com suspeita da infecção. Até a quinta-feira (9), 1.262 casos foram confirmados em 31 países. Oficialmente, Inglaterra, Espanha e Portugal lideram no número de casos.

Este é o maior surto global de varíola do macaco fora do continente africano. A OMS (Organização Mundial da Saúde) tenta entender como um vírus considerado de difícil transmissão entre humanos está se propagando em uma dinâmica nunca antes observada.

 

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -