quinta-feira, 28 de março de 2024
25.5 C
Vitória

Começa hoje aplicação de 4ª dose contra a Covid-19 em novos públicos no ES

Começa hoje (20) a aplicação da 4ª dose de vacina da Covid-19 em novos grupos no Espírito Santo. Esta é a segunda dose de reforço. Neste domingo (19), a Secretaria de Estado da Saúde divulgou a Nota Técnica Nº 19/2022 (clica aqui), que definiu os públicos contemplados a partir desta segunda.

De acordo com a pasta, a população alvo estimada da faixa etária de 40 a 49 anos é de 616 mil pessoas. Atualmente, 315 mil estão aptas para serem imunizadas com a quarta dose, respeitando o intervalo de quatro meses após a última dose.

A secretaria destacou que municípios já possuem doses disponíveis para iniciar a vacinação desse grupo etário e que solicitou, neste fim de semana, mais 200 mil doses ao Ministério da Saúde.

A 4ª dose deve ser aplicada somente quatro meses após a aplicação da terceira dose de algum imunizante. Podem receber esse segundo reforço os seguintes grupos:

  • Grupos prioritários: pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; trabalhadores da saúde, trabalhadores da educação, força de segurança e salvamento, forças armadas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo e portuários;
  • Pessoas com 30 anos ou mais, quatro meses após a aplicação da 3ª dose;
  • Imunossuprimidos com 18 anos ou mais que tenham recebido a 3ª dose em, no mínimo, quatro meses;
  • Gestantes e puérperas, também quatro meses depois da aplicação da 3ª dose. Para este grupo, é recomendada, preferencialmente, a aplicação da vacina da Pfizer. Se não estiver disponível, pode ser utilizada a vacina da Coronavac. As vacinas da Astrazeneca e Janssen não são recomendadas para o grupo;
  • Idosos a partir dos 60 anos podem receber a 4ª dose após um intervalo de três meses da aplicação da 3ª dose;
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -