domingo, 14 de agosto de 2022
21 C
Vitória

Cientistas descobrem maior bactéria do mundo que pode ser vista a olho nu

Cientistas anunciaram os detalhes da maior bactéria já encontrada no mundo. Ela vive nas águas sulfurosas de manguezais no Caribe e é tão grande que pode ser vista a olho nu, sem a necessidade de um microscópio.

Batizada de Thiomargarita magnifica, a bactéria possui quase 1 cm de comprimento e diâmetro 50 vezes maior do que a detentora do recorde anterior. Entre outras características notáveis, ela está descritas num artigo que acaba de ser publicado na revista Science.

A principal delas é o genoma enorme e que não está disperso na célula, como em outras bactérias, mas sim envolto em membranas, algo encontrado somente em células de organismos mais complexos.

Esse fato tem implicações potencialmente transformadoras para o nosso atual entendimento da evolução, já que essa separação nuclear foi essencial no desenvolvimento de organismos pluricelulares, como as plantas e os animais.

Em tempos pandêmicos, é bom esclarecer que ela, como a imensa maioria das bactérias de vida livre conhecidas, não tem potencial para causar doenças aos seres humanos. Mas pode ajudar a entender os processos da vida e da evolução, aprimorando conhecimentos que podem ser aplicados aos microrganismos que nos preocupam.