quarta-feira, 29 de junho de 2022
25.5 C
Vitória

Arboviroses: Confira medidas para combater o mosquito transmissor

As Arboviroses são doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos, as mais comuns em ambientes urbanos são: Dengue, Zika e Chikungunya. Para combater o Aedes aegypti, inseto transmissor das doenças citadas, é preciso da conscientização e pratica da população quanto às ações de cuidados.

Para quem não sabe, o Aedes aegypti tem em média menos de 1 centímetro de tamanho, é escuro e com riscos brancos nas patas, cabeça e corpo.

Entre as ações de combate ao mosquito, o cidadão pode executar tarefas simples como a utilização de telas em portas e janelas das residências; vedar bem as caixas d’água; verificar se garrafas vazias estão de cabeça para baixo e colocar areia em pratinhos de plantas eliminando a água empossada. Também é válida a utilização de repelentes e roupas longas que cobrem o corpo.

Doenças no Espírito Santo

No Espírito Santo, segundo dados da Secretaria da Saúde (Sesa), foram notificados 9.216 casos de dengue com incidência de 226,77 casos por 100 mil habitantes entre a semana epidemiológica 01 (02/01/2022 a 08/01/2022) e a semana epidemiológica 21 (22/05/2022 a 28/05/2022). Foram confirmados dois óbitos neste período.

Já o Zika Vírus teve 443 casos de infecção notificados, no mesmo período da semana epidemiológica acima. Também foram registrados 1.670 casos de Chikungunya no Estado, entre a semana epidemiológica 01 e 21. Além da confirmação de um óbito pela doença no Espírito Santo.

Como se prevenir

  • Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;
  • Tirar água dos pratos de plantas;
  • Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
  • Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
  • Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;
  • Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -