sexta-feira, 24 de junho de 2022
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Nutricionista dá dicas de alimentação saudável para os dias frios

O frio não dá trégua aos capixabas. E com o tempinho mais gelado, os hábitos alimentares geralmente mudam e o corpo “pede” por refeições mais calóricas. Além disso, é necessário redobrar a atenção na qualidade e quantidade da alimentação nos dias mais frios para garantir a ingestão de todos os nutrientes necessários para o corpo humano. 

Segundo a nutricionista Gabriela Menelli, é natural que nos dias mais gelados o corpo busque alimentos mais calóricos para se sustentar. “Durante o tempo frio o organismo aumenta o gasto calórico, pois precisa de mais energia para manter a temperatura estável. Por isso, sentimos que precisamos de um consumo maior de calorias”. 

Nutricionista Gabriela Menelli explica sobre os cuidados com a alimentação.

Entretanto, a especialista ressalta que devemos ficar atentos na escolha dos alimentos durante o período, visto que, com as baixas temperaturas, o organismo fica mais propenso a desenvolver doenças. 

“Também é muito importante se preocupar mais com a imunidade, pois, com a queda das temperaturas, o corpo também fica mais suscetível e propenso às doenças sazonais, como, por exemplo, aumento dos casos de gripes e resfriados”, explica.

A nutricionista reforça que em todas as épocas do ano é importante não descuidar da alimentação e também ficar atento aos possíveis excessos e tentações que aparecem no período. “Acredito que devemos manter o equilíbrio evitando ceder às vontades em excesso”, completa Gabriela.

Algumas dicas de como se alimentar melhor no frio: 

  • Prefira uma dieta rica em frutas e vegetais: apostar em uma dieta mais nutritiva é essencial nessa época do ano. “Podemos optar pelas preparações mais aquecidas de vegetais com o consumo de sopas, caldos e ensopados”.
  • Cuidado com o delivery excessivo: agora no frio é mais importante ainda a gente se organizar em relação à alimentação. “Deve-se seguir a lei do menor esforço, porque senão acabamos pedindo delivery com mais frequência. Quanto mais fácil a comida saudável estiver para a gente, maior a chance de comermos. Se não vamos na caixinha do automático e pedimos pizza, hambúrguer, etc”, destaca.
  • Mantenha a hidratação do corpo: no tempo mais frio, a vontade de beber água é reduzida se comparada ao verão. Entretanto, o corpo ainda possui a necessidade de se manter bem hidratado. “Uma dica que dou para os meus pacientes é apostar nas águas saborizadas e beber mais água em temperatura ambiente”, explica a nutricionista.
  • Aumente o consumo de vitaminas e alimentos antioxidantes: nessa época do ano, algumas doenças costumam invadir o organismo quando estamos com o sistema imunológico em baixa. “Por isso é importante aumentar o consumo de vitaminas e alimentos antioxidantes para fortalecer nosso sistema imunológico. Mas isso é importante independente do clima”, finaliza Gabriela Menelli.
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