Uma política estadual que vai incorporar serviços de hospitais filantrópicos ao Sistema Único de Saúde (SUS) foi publicada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) no Diário Oficial. Segundo a publicação, a partir da política pública, os capixabas terão acesso a atendimentos médicos de maneira mais simplificada, levando em conta os médicos e hospitais mais próximos do cidadão.
Segundo o Secretário de Saúde, Nésio Fernandes, a partir da mudança, o atendimento aos pacientes será efetuado de acordo com a região. A medida tem como principal intuito reduzir a circulação de pacientes nas principais unidades de saúde do Espírito Santo.
Os pacientes terão acesso a consultas por telemedicina e também será possível realizar por meio dos hospitais exames e cirurgias.
Entre as consultas que serão facilitadas estão as especialidades de cardiologia, dermatologia, endocrinologia, infectologia, geriatria, neurologia, oftalmologia, oncologia, ortopedia, psiquiatria, entre outras.
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) também anunciou os hospitais que serão contemplados pela novidade e contratados em junho pela Sesa.
Entre eles estão:
- Santa Casa de Vitória;
- Santa Rita de Vitória;
- Evangélico de Vila Velha;
- Santa Casa de Cachoeiro;
- Evangélico de Cachoeiro;
- Evangélico de Itapemirim;
- Francisco de Assis de Cachoeiro;
- Santa Casa de Guaçuí.
Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, o valor total do contrato será condicionado a fatores dentre os quais: disponibilidade de leitos, de consultas ambulatoriais e indicadores de qualidade.