O Espírito Santo ultrapassou a marca de 8 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 aplicadas. Segundo dados do painel Vacina e Confia, do governo do Estado, já foram administradas 8.015.724 doses em todo território espírito-santense.
A informação foi celebrada pelo governador Renato Casagrande em publicação nas redes sociais. “Ultrapassamos 8 milhões de doses aplicadas da vacina contra a COVID-19 no povo capixaba. Resultado de muito trabalho, da aposta na ciência, da gestão da pandemia e da colaboração da nossa população”, escreveu.
Ultrapassamos 8 milhões de doses aplicadas da vacina contra a COVID-19 no povo capixaba. Resultado de muito trabalho, da aposta na ciência, da gestão da pandemia e da colaboração da nossa população. O trabalho não para, vamos vencer. #venceremos pic.twitter.com/tVZOFL5osG
— Renato Casagrande (@Casagrande_ES) April 5, 2022
A quantidade de doses aplicadas informada pelo governador diverge ligeiramente, pois a plataforma é atualizada em tempo real pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). De acordo com os dados disponibilizados até as 11h20 desta terça-feira (5), 3.348.399 pessoas receberam a primeira dose (D1), 2.930.845 tomaram a segunda dose (D2) e 902.002 a dose de reforço – 524.086 quando consideradas apenas pessoas acima 60 anos.
Em relação à dose única (DU da vacina Janssen), os dados apontam sua aplicação em 108.939. No grupo composto por profissionais da saúde, 77.847 completaram o esquema vacinal (D1 mais D2) e já tomaram a dose de reforço. Esta dose adicional já foi administrada em 2.062 pessoas imunossuprimidas. Outros 121.544 cidadãos receberam o segundo reforço, cuja aplicação no estado teve início no dia 21 de março.
A ferramenta detalha ainda o atraso na vacinação: 345.029 pessoas excederam o prazo para receber a D2, enquanto 1.104.022 não voltaram para tomar a primeira dose de reforço. Até a atualização observada na manhã desta terça, foram registrados ao todo 9.634 agendamentos de imunização por meio do Vacina e Confia.


A ferramenta detalha ainda o atraso na vacinação: 345.029 pessoas excederam o prazo para receber a D2, enquanto 1.104.022 não voltaram para tomar a primeira dose de reforço. Até a atualização observada na manhã desta terça, foram registrados ao todo 9.634 agendamentos de imunização por meio do Vacina e Confia.
Ultrapassada a barreira das 8 milhões de doses aplicadas, o Espírito Santo soma agora 3.457.338 D1 administradas, número que representa 91% da população estadual. São ainda 3.039.784 pessoas com esquema vacinal completo, resultando em 80% do contingente populacional capixaba. Por outro lado, apenas 1.505.997 cidadãos – ou 39% dos habitantes do estado – tomaram a dose de reforço.
Mapa de Risco


De acordo com o 101° Mapa de Risco Covid-19, em vigência desde a última segunda-feira (4) até o próximo domingo (10), quatro microrregiões estão classificadas como de risco muito baixo: Central Serrana, Sudoeste Serrana, Caparaó e Centro-Oeste – as duas últimas foram as novidades do atual mapeamento.
Assim, subiu para 34 o número de municípios na faixa azul, que representa o risco muito baixo. As outras 44 cidades do estado permanecem na cor verde, ou seja, referência para o risco baixo.
Segundo a Matriz de Risco adotada pelo governo estadual, para alcançar o risco muito baixo, os municípios precisam ter 80% da população adulta com o esquema vacinal primário, 90% dos adolescentes vacinados com D1 e 90% da população idosa apta à imunização com dose de reforço.
O avanço na vacinação tem rendido maior flexibilização das atividades econômicas e sociais no Espírito Santo. Nos municípios em risco muito baixo o uso de máscaras deixa de ser obrigatório em qualquer ambiente, tanto abertos quanto fechados, bem como o passaporte vacinal não precisa mais ser exigido em bares, restaurantes, cinemas e outros estabelecimentos comerciais e de entretenimento.
Já as cidades em risco baixo ainda possuem a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados, com exceção das academias de ginástica. A apresentação do comprovante de vacinação continua sendo necessária, de acordo com determinação do governo estadual anunciada em 11 de março e vigentes desde o dia 14 daquele mês.
Risco muito baixo
- Afonso Cláudio
- Alegre
- Alto Rio Novo
- Baixo Guandu
- Bom Jesus do Norte
- Brejetuba
- Colatina
- Conceição do Castelo
- Divino de São Lourenço
- Domingos Martins
- Dores do Rio Preto
- Governador Lindenberg
- Guaçuí
- Ibatiba
- Ibitirama
- Irupi
- Itaguaçu
- Itarana
- Iúna
- Jerônimo Monteiro
- Laranja da Terra
- Marechal Floriano
- Marilândia
- Muniz Freire
- Pancas
- Santa Leopoldina
- Santa Maria de Jetibá
- Santa Teresa
- São Domingos do Norte
- São Gabriel da Palha
- São José do Calçado
- São Roque do Canaã
- Venda Nova do Imigrante
- Vila Valério
Risco baixo
- Alfredo Chaves
- Água Doce do Norte
- Águia Branca
- Anchieta
- Apiacá
- Aracruz
- Atílio Vivácqua
- Barra de São Francisco
- Boa Esperança
- Cachoeiro de Itapemirim
- Cariacica
- Castelo
- Conceição da Barra
- Ecoporanga
- Fundão
- Guarapari
- Ibiraçu
- Iconha
- Itapemirim
- Jaguaré
- João Neiva
- Linhares
- Mantenópolis
- Marataízes
- Mimoso do Sul
- Montanha
- Mucurici
- Muqui
- Nova Venécia
- Pedro Canário
- Pinheiros
- Piúma
- Ponto Belo
- Presidente Kennedy
- Rio Bananal
- Rio Novo do Sul
- São Mateus
- Serra
- Sooretama
- Vargem Alta
- Viana
- Vila Pavão
- Vila Velha
- Vitória