Em Vila Velha, o combate a Covid-19 tem sido intensificado com a vacinação noturna em bairros do município. Adultos e crianças acima de cinco anos podem se vacinar sem a necessidade de agendamento. Nesta quarta-feira (9) o mutirão de vacina ocorre em Ataíde na UMEF Ulisses Álvares de 17h às 20h.
Na quinta-feira (10), se deslocará para o Divino Espírito Santo, sempre das 17h às 20h. A ação contempla três bairros por semana, além de Ataíde e Divino Espírito Santo, na segunda-feira (7) o bairro Ponta da Fruta foi atendido pela vacinação noturna.
Os imunizantes são destinados a quem ainda não recebeu a primeira dose e também para todas as pessoas acima de 5 anos que precisam completar o esquema vacinal com a segunda e terceira dose e/ou receber a dose de reforço.
A coordenadora de Imunização de Vila Velha, Denise Rocha, relatou que o objetivo da iniciativa é vacinar as pessoas que trabalham em horário integral e que, por algum motivo, não conseguiram buscar algum dos pontos de vacinação para realizar o esquema vacinal.
“Surgiu a necessidade de buscar os bairros com baixa adesão na vacinação, para ver qual bairro tinha menor adesão e a partir daí passamos a selecionar quais eram esses bairros para levar vacina para eles e a reação do público foi maravilhosa. Os moradores pedem a vacinação através dos líderes comunitários. Eles através das redes sociais também solicitam que vacinem no bairro deles para poder justamente atingir o maior número de pessoas e munícipes vacinados”, explicou.
A vacinação noturna em Vila Velha acontece desde novembro do ano passado, e, segundo Denise, a expectativa por dia é vacinar mais de mil pessoas em cada ponto de vacinação nos bairros. Atualmente, a média acontece em torno de 800 a 900 pessoas por ação. E não há previsão de finalização da campanha.
“E agora que veio as crianças como público alvo estamos tendo uma atenção maior a elas na vacinação noturna, porque os pais quando chegam do trabalho conseguem levá-las para fazer a vacinação. Enquanto tiver movimento, adesão e vacinação contra a Covid-19, estamos com um projeto de fazer a vacinação noturna. Nesta semana nós tivemos três pontos de vacinação e na próxima semana também teremos, então é isso, enquanto tiver a demanda, a necessidade, estaremos com a vacinação na rua”, disse.
Na próxima semana nos dias 15, 16 e 17 de março, mais três bairros de Vila Velha serão contemplados pela vacinação noturna, são eles, na ordem:
- Aribiri, na escola UMEF Ofélia Escobar,
- Morada da Barra, na escola Darcy Ribeiro
- Terra Vermelha, na escola UMEF Ailton de Almeida
Novas estratégias para cobertura vacinal infantil em Vila Velha
Na cobertura vacinal infantil, Vila Velha utiliza uma nova estratégia parecida com a vacinação noturna em diversos pontos da cidade. Os alunos acima de 5 anos matriculados no período matutino ou vespertino são vacinados na própria escola. A cada semana, três unidades municipais e privadas serão contempladas com um mutirão de vacina contra a Covid-19.
Na quinta-feira (10) o Colégio Americano Batista localizado na rua Lúcio Bacelar, na Praia da Costa, será contemplado com a vacinação entre 8h e 15h. O primeiro a ser atendido, foi o Colégio Darwin, em seguida nesta quinta-feira (11) foi a vez da escola municipal do Ibes, UMEF Guilherme Santos.
Para que a vacinação nos alunos ocorra, os pais e/ou responsável legal deverão assinar a declaração ou estar presente no momento da imunização, portando o cartão de vacina da criança matriculada na unidade de ensino. A secretária de Saúde de Vila Velha, Cátia Lisboa, afirmou que as escolas estão enviando a autorização para os familiares e responsáveis e também há comunicação através de redes sociais e grupos de aplicativo pela internet.