terça-feira, 23 de abril de 2024
23.8 C
Vitória

8ª Campanha de Vacinação contra o Sarampo começa nesta quinta (23) no ES

A 8ª Campanha de Vacinação contra o Sarampo no Espírito Santo começa, de forma antecipada, na próxima quinta-feira (23). O anúncio é da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que justificou a medida como forma de otimizar a estratégia de imunização do público-alvo prioritário, composto por trabalhadores da saúde em todo o território capixaba. A previsão é de que essa fase prossiga até 2 de maio.

O Ministério da Saúde marcou o início da campanha para o dia 4 do próximo mês e não alterou o planejamento. A meta é vacinar, no mínimo, 95% (12,3 milhões) das 12,9 milhões de crianças de seis meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) em todo o país até o fim da ação, em 3 de junho.

Segundo estimativa do ministério, ao todo, cerca de 365 mil capixabas estão aptos a serem imunizados contra a doença, sendo o dia D de mobilização social no dia 30 de abril.

O sarampo é uma doença infecciosa, aguda, transmissível e extremamente contagiosa que, de acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo, oferece mais perigos de complicações e óbito em crianças menores de um ano. Apesar disso, pontua, que a cobertura vacinal vem caindo.

“Desde 2019, o Brasil voltou a ser um País endêmico para esta doença, com registros de surtos, o que fez com que perdêssemos o certificado de País livre do sarampo, em virtude das baixas coberturas vacinais”, lamenta.

Diante desse cenário, Grillo reforça a importância da imunização contra o sarampo, já difundida nacionalmente há décadas.

“É importante que a população, em especial os pais de crianças de seis meses a menores de cinco anos, levem seus filhos à unidade de saúde mais próxima para receber também esta dose. A vacina contra o sarampo é uma estratégia já incorporada desde a década de noventa. É segura e auxilia a controlar surtos de sarampo, reduzir internações, complicações e óbitos”, destaca a coordenadora.

Dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) apontam que a cobertura vacinal da Tríplice Viral no Espírito Santo em 2021 foi de 72,62%, portanto, bem abaixo da meta de 95% estabelecida pelo Ministério da Saúde.

O Espírito Santo não apresenta casos confirmados de sarampo desde 2019, quando foram atestadas quatro contaminações em meio a 304 suspeitas. De lá para cá, a Sesa contabilizou 48 notificações em 2020 e outras 41 em 2021, todas descartadas. Neste ano, até a semana epidemiológica 10, já são cinco possíveis infecções ainda sem confirmação.

“Estamos há dois anos sem registrar casos confirmados por sarampo no Estado, desde 2019, quando tivemos quatro casos importados, ou seja, pessoas que adquiriram a doença em viagem a estados com surto. Por isso, a vacinação é tão importante. É uma forma de cuidado com as crianças e com a nossa saúde para que, desta forma, também possamos voltar a ser um País livre do sarampo”, complementa Danielle Grillo.

Campanhas

A 8ª Campanha Nacional de Seguimento e Vacinação de Trabalhadores da Saúde contra o Sarampo acontecerá simultaneamente às imunizações contra covid-19, iniciada em 18 de janeiro de 2021, e Influenza (gripe), que teve seu começo nesta quarta-feira (23).

Em sua 24ª edição, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe tem, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a meta de vacinar cerca de 1,5 milhão de pessoas em todo o Espírito Santo até 3 de junho, quando a ação chega ao fim. O dia D de mobilização está igualmente marcado para o dia 30 de abril.

A Sesa reforça aos pais a importância de otimizar a vacinação de seus filhos. Para isso, podem solicitar a aplicação concomitante dos imunizantes contra o sarampo e a gripe.

Calendário

  • De 4 de abril a 2 de maio

Vacinação dos trabalhadores da saúde contra o sarampo e primeira etapa da imunização contra gripe.

  • De 3 de maio a 3 de junho

Vacinação contra o sarampo para crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) e segunda etapa da imunização contra gripe.

  • Dia 30 de abril

Dia D de mobilização social contra o sarampo e a gripe.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -