quarta-feira, 18 de maio de 2022
24.9 C
Vitória

Serra inaugura novo hospital maternidade com foco na saúde da mulher

O Município da Serra terá um novo hospital maternidade com foco na saúde da mulher. O Hospital Materno Infantil (HMMI) começa a funcionar no próximo sábado (19), e segundo a administração municipal, terá 70% da sua capacidade dedicada às mulheres. A unidade inaugurada na manhã desta quarta-feira (16), vai funcionar no bairro Colina de Laranjeiras. 

Com o novo espaço, a partir da próxima sexta-feira (18), a Maternidade de Carapina, localizada em Jardim Limoeiro, encerra suas atividades, depois de 30 anos de funcionamento. Neste período, foram realizados 34.981 partos, de acordo com dados do Tabnet ES – Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc). 

A maternidade de Carapina é considerada uma das unidades públicas de saúde mais antigas da Serra e encerra suas atividades com 38 leitos de risco habitual. O espaço é reconhecido pelo Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como Hospital Amigo da Criança (IHAC), por estimular o parto normal e o aleitamento materno.

De acordo com a administração municipal o novo hospital foi construído com o objetivo de acompanhar as novas demandas da população e o crescimento do município que, segundo estimativa do IBGE, possui cerca 540 mil habitantes. E desse total, 70% são dependentes do Sistema Único de Saúde (SUS).

O HMMI terá capacidade para atender 638 internações obstétricas de risco habitual e 255 de risco alto por mês. O novo espaço conta com 50 leitos para alojamento de gestantes e puérperas de risco habitual.

Além disso, o Hospital Materno Infantil terá um Centro Obstétrico com três salas cirúrgicas e 7 quartos de Pré-Parto, Parto e Pós-Parto (PPP), exames de imagem e laboratoriais e sala de vacina. Um cartório civil também deve funcionar no local para que haja o registro dos bebês nascidos no Hospital. 

Segundo a secretária de Saúde da Serra, Bernadete Coelho, o novo hospital se dedicará a um atendimento mais humanizado. A mãe não sairá de perto do seu filho e o hospital também terá um ambulatório voltado para atendimento às vítimas de violência sexual, que funcionará durante 24 horas. 

“Esse hospital tem uma dedicação quase de 70% às mulheres. Precisamos reverter essa atual situação do país, através da família. Tudo começa com o binômio mãe e filho. A partir daí, desse cuidado com as nossas gestantes, dos nossos bebês, do incentivo ao aleitamento materno, precisamos destacar a importância do cuidado com a família”, destaca.

A gestão do Hospital Municipal Materno Infantil ficará sob a responsabilidade da Santa Casa de Misericórdia, de Vitória. 

A inauguração do HMMI aconteceu durante manhã desta quarta-feira (17), na área externa do hospital. O prefeito da Serra, Sergio Vidigal, destacou a importância do hospital para o município.  “As mães agora poderão ter seus filhos na Serra. É um avanço histórico na saúde da nossa cidade e eu fico muito feliz por ter não somente idealizado e licitado o projeto enquanto prefeito, mas também ter buscado recursos necessários para que essa obra pudesse ser entregue aos moradores”, disse o prefeito.

Atendimentos

Os atendimentos à população terão início no próximo sábado (19). A sociedade terá acesso a consultas com uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos.

O Hospital dispõe em sua estrutura também:  51 internações de cirurgia pediátrica; 128 internações de ginecologia clínica e cirúrgica, 55 internações em Unidade de Terapia Neonatal (UTIN), 51 internações de Tratamento Intermediário Neonatal Convencional (UCINCO) e 26 internações em Unidades de Tratamento Intermediário Neonatal Prematuro (UCINCA), ou leito-canguru.

Incluindo também 51 internações em Unidade de Terapia Intensiva Adulta (UTI) e no Pronto-Socorro do Hospital serão 3.240 consultas. Já no ambulatório, 2.304 consultas de especialidades diferentes devem ser disponibilizadas durante as atividades hospitalares.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -