quinta-feira, 18 de abril de 2024
28.8 C
Vitória

Espírito Santo em alerta com aumento de casos de meningite no Estado

O Espírito Santo está em alerta com o número de casos de meningite do tipo C registrados no Estado neste ano. De acordo com a Secretaria da Saúde (Sesa), foram confirmados seis casos e dois óbitos deste tipo da doença só neste ano.

Somente no mês de janeiro, a Secretaria da Saúde (Sesa) contabilizou 15 casos confirmados e 5 óbitos pela meningite, entre viral, bacteriana e fúngica. No ano passado, foram confirmados 79 casos em todo o Estado, com 18 óbitos.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, todas as formas de meningite precisam de atenção especial pela gravidade que a doença pode desenvolver, entre elas a Meningite Meningocócica C.

Segundo informações da Sesa o Estado ainda não alcançou a meta preconizada pelo Ministério da Saúde de 95% de imunização em 2021 contra a Meningite Meningocócica C. Para crianças menores de um ano, a cobertura da Meningococo C está em 72,57%. Já para crianças com um ano, a cobertura é de 69,96%. Para adolescentes, a cobertura da Meningococo ACWY é de 38,56% para a faixa etária de 11 anos de idade e, 25,43%, para de 12 anos.

Além disso, a Sesa destacou também que, apesar da faixa etária em maior risco de adoecimento ser crianças menores de um ano de idade, os adolescentes e jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença na comunidade, sendo que a forma de controlar a Meningite Meningocócica C é manter elevadas coberturas vacinais tanto na população infantil quanto em adolescentes.

 “Por isso, é importante estarmos com a vacinação em dia, especialmente a de crianças e adolescentes, cuja vacinação contra a meningite está presente no Calendário Vacinal”, ressaltou o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin.

A pediatra Luisa Pires explicou que a vacina contra a meningite para crianças de até um ano e de 11 e 12 anos pode ser tomada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O SUS não oferece o imunizante fora desta faixa etária.

“Desde 2010, as crianças têm essa vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O aumento de casos que está ocorrendo no Espírito Santo é da meningite C, que é a vacina que é oferecida. Mas é  importante todo mundo vacinar, criança, adolescentes e adultos”, ressaltou a médica.

Alerta aos municípios

Em virtude do cenário atual, o Centro de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde (CIEVS) da Sesa encaminhou às secretarias municipais de saúde uma nota de alerta à situação epidemiológica da doença.

“Alertamos os profissionais de saúde capixaba tanto em relação ao cenário quanto ao manejo adequado de casos suspeitos pela meningite”, frisou o coordenador do Centro de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde, Gilton Almada.

O que é a doença?

A meningite meningocócica do tipo C (meningite C) é uma inflamação nas meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por vírus e bactérias ou, de forma menos comum, por fungos, parasitas, medicamentos e tumores. A meningite meningocócica é uma infecção pela bactéria Neisseria meningitidis e pode atingir pessoas de qualquer faixa etária.

Como se transmite?

Em geral, a transmissão é de pessoa para pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. A transmissão fecal-oral (ingestão de água e alimentos contaminados e contato com fezes) é de grande importância para a meningite viral, em infecções por enterovírus.

Prevenção

O esquema vacinal sugerido é de duas doses aos três e cinco meses, além de um reforço aos 12 meses, que poderá ser aplicado até os quatro anos. Além disso, também está indicada para adolescentes de 12 a 13 anos.

Sintomas

  • Febre
  • Rigidez na nuca
  • Dor de cabeça
  • Mal-estar
  • Náusea e vômito
  • Confusão mental
  • Sensibilidade à luz
  • Dores intensas ou dores nos músculos, articulações, peito ou barriga
  • Manchas vermelhas na pele, parecidas com picadas
  • Respiração rápida
  • Calafrios

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -