Enfim o Espírito Santo vai começar a vacinar a população contra a Covid-19 pela faixa etária e sem comorbidades, de acordo com o anúncio feito nesta sexta-feira (28) pelo governador Renato Casagrande (PSB). Pessoas de 55 a 59 anos serão o primeiro grupo a receberam as doses do imunizante, com início previsto já para a próxima semana em todo o estado.
O anúncio foi feito durante o ato simbólico do início da vacinação de trabalhadores de portos e aeroportos no Espírito Santo. Casagrande explicou como será a distribuição das vacinas que chegarem ao estado enviadas pelo Ministério da Saúde nos próximos dias.
De acordo com o governador, de todos os lotes que chegam, 10% para a reserva técnica, que está sendo usada para realizar a vacinação dos grupos prioritários. Além disso, do que resultar tirando esses 10% da reserva técnica, 20% será usado para vacinar os grupos prioritários e 80% dessa quantidade será para vacinar a população pela faixa etária.
“Nós temos um número pequeno de pessoas com comorbidade que não receberam a primeira dose, então isso é uma notícia boa, porque essa possiblidade dos estados tomarem essa decisão permitiu que a gente aprovasse uma resolução que orientará os municípios nessa direção, da mesma que forma que vamos poder avançar em alguns grupos prioritários nos próximos dias”, explicou Casagrande.
Daniel Marcal
Equipe de jornalismo do MovNews